Festa de Nossa Senhora do Carmo e confraternização

“Saquarema, és nosso poema” assim começa a música composta pela Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência em homenagem a Saquarema, nossa cidade querida, que foi testemunha do florescimento da vocação de Madre Maria das Neves.

        De fato, Saquarema é um poema: banhada pelo mar e pela lagoa, margeada por verdes montes, céu brilhante durante o dia, e límpido durante a noite. Esta cidade é, verdadeiramente, um poema, e um poema dedicado à Virgem Maria. A vocação de nossa cidade é mariana, e poderíamos ser mais específicos, é uma vocação carmelitana. Pois, ainda não existia Saquarema, não existia a poética Igreja Matriz, e estas terras já estavam consagradas a Nossa Senhora do Monte Carmelo. Foi em 1594 que chegaram aqui os primeiros frades da Ordem do Carmo, e deram início à construção de um convento dedicado ao Patriarca de Jerusalém, Santo Alberto. Quis, porém, a Divina Providência, por misterioso desígnio desconhecido pelos homens, que essa obra nunca fosse concluída. Todavia, este não foi o fim da história de amor e salvação entre a Ordem do Carmo e Saquarema.

        Séculos mais tarde, chegou aqui a Sra. Rita de Cássia, cujo único desejo era servir a Deus nos irmãos e irmãs mais necessitados. Esta alma, enamorada de Deus e dos mais pobres, ardia também de amor pela Virgem Maria, sua Mãe Santíssima, e, por isso, guiada pelas mãos de Deus e da Igreja, assumiu o compromisso com a Ordem do Carmo, tornou-se terceira carmelita, e passou a se chamar Maria das Neves. Sua passagem por Saquarema foi rápida, porém, marcante. Seu odor de santidade ainda pode ser sentido em nossa cidade, através da Casa Mãe das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.

        A Virgem do Carmo e Deus Providentíssimo queriam, contudo, que o Carmelo florescesse, ainda mais, em Saquarema e, por isso, surgiu, no ano de 2018, a Ordem Terceira do Carmo, no mesmo lugar onde desabrochou a vocação carmelitana de Madre Maria das Neves. Para o nosso Sodalício, é uma alegria saber que vestimos o mesmo hábito de Madre Maria das Neves, e que trilhamos um caminho semelhante ao dela, pois começamos nossos encontros em Saquarema na mesma casa onde ela começou sua missão, fomos à Lapa, pedir o ingresso na Ordem Terceira do Carmo, no mesmo lugar onde ela fez sua profissão e recebeu o hábito carmelita. E, agora, temos a oportunidade, como Irmãos e Irmãs da Ordem do Carmo, de fazer o Carmelo florescer aqui em Saquarema, de tornar conhecida a espiritualidade carmelita e de propagar a devoção a Nossa Senhora do Carmo, nossa amada Mãe e Irmã.

        Este ano de 2022 foi particularmente especial para a família carmelitana de Saquarema, pois foi realizada a primeira Profissão Solene deste nosso Sodalício, tendo 15 Irmãos sido definitivamente admitidos na Ordem do Carmo. Para completar nossa alegria, estamos vendo o reflorescer desta Casa Mãe da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, com a chegada das, já muito amadas, Irmãs Maria Eunice e Lucenir. Não só nosso Sodalício, mas toda a Paróquia está em festa pela chegada dessas duas Irmãs, que prometem continuar e aperfeiçoar o trabalho que esta querida Congregação vem desempenhando em Saquarema há tantas décadas.

        Não poderia deixar de falar da alegria em celebrar Nossa Senhora do Carmo. Após dois anos de dificuldades, de medo e limitações, neste ano a nossa Família Carmelitana pôde celebrar, com toda a dignidade a sua Senhora e Rainha. Foi como uma coroação, diante das conquistas que o Carmelo de Saquarema alcançou neste ano de 2022. Novena, Missa Solene e Procissão marcaram os festejos de Nossa Senhora do Carmo. Unidos à Paróquia, e com o apoio da Congregação, especialmente das Irmãs Lucenir e Maria Eunice, que nos abraçaram e incentivaram, nosso Sodalício pode realizar uma grande, bela e digna homenagem à Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, uma festa que desejamos que se repita e cresça a cada ano.

        Porém, as celebrações não pararam no dia 16 de julho. Ainda tivemos a alegria de comemorar o nosso Pai, o Profeta Santo Elias. No dia 20 de julho, incentivados pela Irmã Lucenir, nos reunimos todos na Capela da Casa Mãe da Congregação, para a Missa em honra do Profeta e Patriarca do Carmelo e, após   a mesma, tivemos um descontraído e prazeroso momento de confraternização entre as Irmãs Carmelitas da Divina Providência, a Ordem Terceira do Carmo e os Padres de nossa Paróquia. Quero expressar meu agradecimento, e o de todo o nosso Sodalício, à Irmã Lucenir, por ter preparado um momento tão agradável e inesquecível para todos nós, na qual pudemos conversar, nos alimentar, e até jogar bingo, numa divertidíssima e especial noite que, sobretudo, fez estreitar, ainda mais, os laços de amizade, respeito e carinho que unem nosso Sodalício e a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.

        Que Nossa Mãe Santíssima do Carmo possa nos auxiliar a subir o Monte Carmelo, a fim de um dia contemplarmos Deus face a face e que, pela sua intercessão, sejam concedidas santas e verdadeiras vocações carmelitas, como insistentemente pedimos ao longo de sua novena, para nosso Sodalício, para a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência e para toda a Ordem do Carmo. Que Madre Maria das Neves possa também servir de modelo para todos nós, e interceder pelo crescimento e florescimento do Carmelo em nossa poética Saquarema.

 

Salve Maria!

Salve o Carmelo!

 

Anderson Afonso Serafim, OTC



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência