DESCONSTRUIR PARA NASCER DE NOVO...

A convivência na Região Norte nos traz um desconstruir, que vai além do material e superficial, passando pelo que há de mais profundo da nossa alma. Começando no conviver com ribeirinhos, indígenas Munduruku, paraenses, migrantes: do sul, do maranhão e do Ceará, de um jeito que nos provoca a mudar o nosso modo de pensar, agir e sentir, para fazer parte do todo com humildade, e aprendendo a aprender.

A primeira lição é saber escutar. Escutar o que esses povos têm a nos dizer e ensinar.  Acolher o Verbo de Deus presente em cada cultura, com cores, formas, sons, ritos, sabores e gestos totalmente diferentes dos que estamos acostumadas. Abrir mão “das nossas verdades”, para fazer uma nova experiência de vida.

Assumir um novo vocabulário, para acolher as sementes da Palavra de Deus que permeiam a vida amazônica.

Saber silenciar, para dar espaço à transformação do desconstruir da nossa alma, brotando, assim, um novo olhar da vida, dentro de nós.

Saber deixar a mãe natureza, as plantas, animais, no nosso Rio Tapajós, a terra que nos sustenta, os sons da mata. Tudo isso possa se conectar com o nosso ser, no tempo deles, na forma deles ...

Quanto mais nos deixamos configurar com as riquezas e fragilidades da região amazônica, sentimos que não somos mais as mesmas pessoas, no pensar, no agir e sonhar... abandonamos a vida que tínhamos, e assumimos uma nova vida, que nos lança na direção do respeito às nossas origens ancestrais mais profundas, à humanidade e à Casa Comum.

Não abandonamos nossa cultura de origem, mas vamos percebendo que não temos todas as verdades e, assim, neste chão, tudo nos modifica, nos refaz, e nos reconfigura comum novo olhar, para caminhar com um Jesus amazônico.

Sentimos que a nossa conversão na direção de Jesus, aqui, fica mais acelerada, deixando marcas profundas, nos fazendo mais e mais apaixonadas por este Jesus cheio de faces multiculturais.

Por isso, agradecemos por estarmos aqui!

                                                                                                          Irmã Liene Gomes



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência