Assembleia Formativa Da CRB – Regional Minas

 

VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA: fonte de um novo impulso. Este foi o tema que motivou a Assembleia da CRB de Minas Gerais, nos dias 11 e 12, pp; em Belo Horizonte, no Colégio Arnaldo, da Congregação do verbo Divino.

A participação das Religiosas e Religiosos foi bastante expressiva. Nossa Congregação esteve presente nas pessoas das Irmãs: Imaculada Resende, Teresa Cristina, Luciana Flávia, Rita Silva e Maria Edwiges. Foram dois dias bem aproveitados: momentos orantes, alegria, acolhida fraterna, partilhas nos grupos, confraternização: músicas, danças, caldo, etc. Todos estavam com saudade destes encontros.

Para aprofundar o tema, tivemos a ajuda de Irmã Adilse Xavier de oliveira, fsp, da Congregação das Irmãs Paulinas.

Pergunta provocatória: Como a Vida Religiosa Consagrada é, ou pode ser, fonte para um novo impulso? Nossa FONTE É O PRÓPRIO SENHOR! Vida Religiosa é fonte, é luz. Jesus confia a nós o lugar onde Ele mesmo devia estar. Narrar a História de Deus em nossa vida. O desejo de Deus nos leva à comunhão com Ele e com os Irmãos. È preciso voltar ao primeiro amor. Não perder nossa essência. Ser presença. Nosso testemunho, o estilo novo que assumimos, é profético.

Foram levantados, também, os desafios, quase todos ligados à Vida Comunitária.  E, a partir daí, foram desenvolvidos os seguintes assuntos:

Maturidade relacional em Comunhão Fraterna;

Sororidade (fraternidade);

Sair do “Refúgio pessoal” (vitimismo) para uma Vida Consagrada Autêntica;

Resgate da Ternura e da Leveza.

Para um novo ardor:é preciso ter o Espírito de Cristo. Enraizar nossa vida numa relação afetiva com o senhor, nos sacramentos, na Palavra. A profecia da Vida Consagrada e sua frutificação hoje, neste mundo marcado pela pandemia, é testemunhar a alegria, porque a Vida com Jesus é alegre.

            Como ser feliz? Como ser alegre? Permitir que Ele entre no mais profundo do meu ser, sem medo de ser julgado(a). Ter a certeza de que Jesus olha para mim com amor e ternura.

             Para o trabalho em grupo, tivemos a oportunidade de refletir sobre a pergunta motivadora: Como deve ser o “Rosto Mineiro da CRB”? Na plenária, percebeu-se a integração nas respostas dadas. No entanto, o tempo foi curto para se fazer uma síntese.  

               A proposta combinada foi que a Coordenação da CRB irá elaborar essa síntese, e partilha, oportunamente, com as Congregações. Tivemos, também, a possibilidade de esclarecimentos sobre o funcionamento da Regional de Minas.

               Para mim, este encontro foi uma oportunidade muito boa de reflexão, revisão, crescimento, e o desejo de uma caminhada mais autêntica. Agradeço à Irmã Imaculada pela oportunidade a mim oferecida e, também, às Irmãs, pela boa companhia.Irmã Maria Edwiges Teixeira



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência