SER DISCÍPULA E COMUNICAR A NOVIDADE DE JESUS

Com alegria e esperança, celebramos no dia 19 de janeiro, p.p, dentro da Santa Missa, presidida pelo Padre Róbson Chagas, o encerramento de mais uma etapa do Noviciado e, ao mesmo tempo, a bênção de envio para a nova realidade neste período apostólico. Estiveram presentes as Irmãs da Comunidade “Madre Santa Face”.

A acolhida, feita pela Irmã Rita Silva, mestra de Noviças, recordou que este foi um tempo de aprofundamento da vivência das dimensões da contemplação e da fraternidade, bem como, das exigências da Espiritualidade e do Carisma da Congregação. Ao ser enviada para um novo contexto, sou chamada a ser sinal de luz na Comunidade Religiosa e na vida das crianças, adolescentes e famílias que integram o “Projeto Vida Nova”, da Obra Social de Petrolina/PE.

Em sua homília, Padre Robson nos chamou a atenção para o objetivo do Evangelho de São Marcos: sermos discípulos de Jesus. Assim, a partir do texto bíblico, nos interpelou a viver o discipulado, a continuarmos a missão de Jesus junto com a Igreja, a nos jogarmos com confiança filial nos braços do Pai, tendo sempre a consciência de que a missão não é nossa e que, se Deus nos chama, é porque está conosco. Além disso, dirigindo-se a mim, expressou seu desejo de que eu possa continuar a missão de Jesus, e levar a sua novidade aos mais vulneráreis, lembrando, também, a minha condição de vulnerabilidade.

Ao final da Celebração Eucarística, foi feita a cerimônia de envio, com Irmã Maria da Natividade dos Reis lendo os Artigos quinto, sexto e oitavo das nossas Constituições. Em seguida, expressei as minhas disposições para a nova etapa, com a minha oração de louvor e oferta ao Senhor. Após esse momento, recebi, da Irmã Rita, a pasta com os estudos e orientações para o Estágio Apostólico. E, como presente simbólico, Irmã Leonor de Jesus Garcia me entregou uma vela com a imagem de nossa Madre Fundadora, juntamente com o tema da celebração dos 123 anos da Congregação: “Ser chama viva nas trilhas de Madre Maria das Neves”, com o convite para que eu seja sempre uma chama de luz na vida das pessoas, onde estiver, e possa continuar fazendo a experiência do amor de Deus.

Com o canto final, encerramos o nosso momento celebrativo com simplicidade e alegria, próprio da nossa família religiosa e, juntos, cantamos: “Quero ouvir Teu apelo Senhor, ao Teu chamado de amor responder”.

 

Noviça Gislane Paiva Araújo



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência