Primeira Profissão Religiosa

No dia 20 de julho de 2023, Solenidade do profeta Elias, fiz minha Profissão Religiosa na Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. A Celebração Eucarística aconteceu no Santuário Santa Rita de Cássia, em Viçosa/MG, e foi presidida pelo Pároco, Padre Paulo Dioné Quintão, e concelebrada pelos padres José Evangelista Gomes, vigário paroquial, e José Afonso Lemos, da Paróquia São Sebastião, de Ponte Nova/MG.

Na homilia, com simplicidade e profundidade, Padre José Afonso, situou-nos dentro da dinâmica do Ano Vocacional, recordando-nos do lema: “Corações ardentes e pés a caminho”, destacando, ao mesmo tempo, a fala do Papa Francisco, que diz: “Toda vocação nasce e persevera na oração”.

Além disso, trouxe o sentido e importância da Vida Religiosa Consagrada, como um anúncio e grito profético para o mundo e os jovens; como um caminho que nos leva na contramão do modismo, para desapegar-se das estruturas que nos são oferecidas, e esvaziar-se em busca da vontade de Deus.

Dirigindo-se a mim, disse para recorrer sempre a Jesus nos momentos das dificuldades, alimentar-me da Eucaristia, a exemplo do Profeta Elias, e florescer onde Deus me plantar.

Após esse momento, apresentei-me diante da Superiora Geral, Irmã Maria Imaculada Resende Pereira, que acolheu a minha Profissão Religiosa. Em seguida, juntamente com os padres presentes, assinei a fórmula, e entoamos o canto “Vinde prestes ao Carmelo”. Ao mesmo tempo,  recebi, pelas mãos da Irmã Terezinha Rodrigues, minha Mestra de Aspirantado, o santo Escapulário da Ordem, como sinal da minha pertença a esta Família e do compromisso de estar a serviço de Deus, da Igreja e do povo.

Ao final da celebração, expressei os sentimentos do meu coração, elevando ao Senhor, minha oração de louvor, alegria e ação de graças por toda essa trajetória, marcada pelos cuidados Providenciais de Deus e por todas as  pessoas, amigos e Irmãs que foram intermediação da Providência Divina em minha vida:  minha família, que me deu apoio mesmo nas dificuldades do discernimento vocacional; o Governo Geral, que me acolheu e olhou com carinho e cuidado pela minha formação; minhas formadoras, Irmãs Terezinha Rodrigues de Lima (Aspirantado), Sebastiana Pereira Pires (Postulado) e Rita de Cássia Silva (Noviciado), que acreditaram na minha vocação, e contribuíram significativamente para o meu crescimento humano-espiritual e para me sentir parte  desta Família Religiosa; a Comunidade do Noviciado, que me acolheu com carinho, alegria e fraternidade, dando-me apoio e suporte nestes dois anos de formação, para que pudesse vivenciar esse tempo de maior aprofundamento dos valores da espiritualidade; e, por fim, todas as Irmãs com quem convivi nas casas de formação e estágio, e que me enriqueceram com sua presença, amizade e partilha de vida.

Portanto, desejo que, neste Ano Vocacional do Brasil, mais jovens possam sentir e escutar o chamado do Pai, como graça e missão. Graça, pois Deus nos chama na gratuidade do Seu amor; e missão, pois quer contar conosco, para juntos, edificarmos o seu Reino de paz, justiça e fraternidade. Deus Pai chama a seguir Jesus, na força do Espírito. Sigamos em frente, com confiança, à procura da face do Senhor.

Senhor, é Vossa face que eu procuro, não me escondais a Vossa face” (Sl 26, 8-9).

 

Irmã Gislane Paiva Araújo



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência