Setembro – mês da Bíblia

 

         Estamos no mês de setembro. No Brasil, celebra-se neste mês, de modo especial, a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é sempre luz e força. Nela, podemos encontrar encorajamento para enfrentar e superar os problemas que nos desafiam. Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja destaca a importância da Sagrada Escritura, e nos convida a conhecê-la mais a fundo, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, diariamente, uma leitura meditada e rezada. A Palavra de Deus é um meio, uma oportunidade “para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade (DAp 248). Não podemos nos distanciar desta fonte de vida e de esperança. “Sem a Palavra bíblica facilmente se esgota o diálogo com Deus; sem a leitura da Palavra não é possível o encanto por Jesus Cristo e o encontro com Ele” (Doc. CNBB, 111, n. 21)

          A instituição do Mês da Bíblia tem suas raízes em 1947, quando a Liga de Estudos Bíblicos (LEB), organizou a Primeira Semana Bíblica Nacional. Participaram dela biblistas de diversas partes do País. Eles apresentaram a proposta de se criar o Dia da Bíblia. A data escolhida foi o último domingo do mês de setembro, por ser o dia mais próximo da comemoração de São Jerônimo. Este grande santo dedicou sua vida ao estudo da Bíblia. Viveu nos anos 340 a 420 depois de Cristo. Era possuidor de uma grande cultura literária e bíblica. Amava as Sagradas Escrituras, e afirmou que “quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus”. O dia da Bíblia foi crescendo em importância na vida da Igreja. Então, algumas dioceses, e depois, todas elas passaram a celebrar a Semana da Bíblia e, a partir de 1971, iniciou-se a celebração do mês da Bíblia.

         Neste mês, somos convidados, cada ano, a nos enriquecermos com a leitura e aprofundamento de um livro da Bíblia. Assim, à luz da Palavra de Deus, com a ajuda do Espírito, podemos crescer no conhecimento da Bíblia. A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação à nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Bíblia. Toda leitura dela, deve levar-nos ao encontro pessoal com Jesus Cristo. Pois, “ignorar as Sagradas Escrituras é ignorar a Cristo”(S.Jerônimo).

           Neste ano de 2023, o tema proposto para ser aprofundado e refletido é: “A Carta aos Efésios”. E o lema é: “Vestir-se da nova humanidade” (Ef 4,24).    

         A Carta aos Efésios apresenta, como tema central, a unidade do Corpo de Cristo, isto é, a Igreja, que tem Cristo como cabeça. O autor realça, sobretudo, na primeira parte da Carta, a unidade de judeus-cristãos e gentios-cristãos no Corpo de Cristo, a Igreja. “Pelo batismo, os cristãos, “ressuscitados” com Jesus Cristo, são libertados do pecado (o poder das trevas) e, unidos ao Filho de Deus, [...] formam uma nova humanidade” na Igreja (Ef 4,3-6).

       A carta pode ser dividida em duas partes. A primeira é a parte doutrinal. Trata da grande obra salvífica (o mistério) de Deus, realizado em Jesus (Ef 1,3-14) e desenvolvido na Igreja, cuja cabeça é Jesus Cristo (Ef 1,15-2,22), e anunciado por Paulo (Ef 3,1-21). A segunda parte é exortativa: trás um apelo a dinamizar a vida cristã: viver na unidade (Ef 4,1-16), viver como filhos da luz (Ef 4,17-5,20), ser família cristã (Ef 5, 21-6,9), e lutar contra o mal (Ef 6,10-20). A pessoa renovada em Cristo deve revestir-se do “homem novo”, caminhar no amor, e romper com o mal, viver no cotidiano uma vida digna de filha de Deus.

 

Irmã Ilva Vasconcellos de Paiva



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência