Dimensão Humana Afetiva

O primeiro POSTULINTER do ano de 2024, aconteceu em Belo Horizonte/MG e abordou o tema "Dimensão Humana Afetiva", foi assessorado pela Irmã Mônica Tereza, da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.

Em suas colocações Irmã Mônica apresentou o RUAH DIVINO (o Sopro de Vida), exercício de respiração profunda, em que nos ajudou a tomar consciência de nossa identidade, nosso ser no mais íntimo e profundo do coração. Esta atividade do RUAH DIVINO foi retomada durante todo o encontro.

A Assessora nos presentou o conceito de Formação Humana, e os níveis que a constituem: Corporal, Emocional, Intelectual e Espiritual. Formação Humana significa fazer um processo contínuo e constante de busca do equilíbrio em todos estes níveis. Assim, o texto bíblico de Lc 2, 52: “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”, nos mostra que a dimensão humana abrange todos estes níveis.

A seguir, Irmã Mônica nos falou sobre Afetividade, mostrando-nos os seus vários significados. Disse que afetividade é, também, aquilo que faz o nosso coração arder, aquilo que vai no mais profundo do ser, como aconteceu com os discípulos de Emaús após o encontro com Jesus.

Após estas colocações, em outro momento de RUAH, fomos convidados a deixar ecoar em nós o sentimento, a experiência do primeiro chamado e a palavra forte, com a qual o Espírito Santo de Deus se expressou em nosso coração, pela oração, ao olhar no nosso ser mais íntimo.

Ela nos disse, ainda, que: "Vivemos em uma sociedade na qual, em determinados momentos, sofremos com a falta de foco em uma coisa, tentando realizar multitarefas". Assim, nos ajudou a tomar consciência da importância de se ter compromisso com aquilo que é preciso executar, sem fazer várias coisas de uma vez. Em seguida, fizemos um momento orante, refletindo sobre o mistério da Encarnação, e contemplamos a estampa da Sagrada Família, em que o Menino Jesus segura um passarinho próximo a um cãozinho. Irmã Mônica motivou-nos a um comentário, a partir de algo que nos chamasse a atenção na cena. Essa atividade nos despertou para as diferentes formas de olhar a partir de uma realidade.

Nesse momento orante, refletimos sobre a espiritualidade de cima e a espiritualidade de baixo, sendo que devemos buscar o equilíbrio entre as duas. Na espiritualidade de cima, enxergamos nossos valores e, na de baixo, expressamos nossos sentimentos e emoções. Depois, a Assessora falou de três modos de lidarmos com nossos sentimentos: 1° - Negar o sentimento, 2° - Exprimi-lo, direta e impulsivamente, 3° - Sentir, refletir, avaliar para, depois, sabermos agir de forma consciente e responsável.

A seguir, assistimos ao filme "O rei leão ", orientados a percebermos os sentimentos e as ações dos personagens, o quanto uma história figurativa traz traços com os quais nos identificamos, em nossas experiências vividas. Após o filme, houve um momento de interiorização, com algumas perguntas sobre o mesmo.

No dia seguinte, iniciamos os trabalhos a partir da celebração da Santa Missa.  Seguiu-se a partilha sobre as perguntas relacionadas ao filme. Concluímos que o referido filme nos ensina a lembrar a importância de nos confrontarmos, dia a dia, com nossos medos, e a aceitar os nossos erros para, assim, podermos nos tornar mais fortes, e seguir em frente, em busca de nosso verdadeiro propósito. Para isso, devemos procurar apoio em pessoas, ao nosso redor, pessoas dispostas a nos ajudar e a nos guiar no caminho certo. Como nos disse Irmã Mônica, a pérola nasce da ferida mais feia da concha. Assim, também, Cristo quer nascer no fundo de nossa concha, do nosso Eu profundo, ou seja, da nossa mais profunda ferida e fragilidade.

Aconteceram outras atividades e experiências junto ao grupo. Porém, detalhei, aqui, o que foi mais significativo para minha formação. Este encontro ajudou-me a adentrar no mais profundo do meu ser, como, também, me possibilitou a convivência com outros postulantes e formadores de outras Congregações, mostrando que somos únicos diante de Deus, e somos todos irmãos e irmãs.

 

 

Postulante Izabela Maria da Silva Santos

 

 



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência