Família Carmelita em Missão no Pará

Como proposta do ano Vocacional da Família Carmelita do Brasil, foi realizada uma missão, nos dias 22 de março a 01 de abril de 2024, na Prelazia de Itaituba/PA, onde é bispo nosso irmão Carmelita Dom Vilmar Santini. Estavam presentes missionárias de nossa Congregação num total de nove, incluindo as Irmãs que vivem lá, três das Missionárias de Santa Teresinha, Frades das duas Províncias e do comissariado do Paraná, num total de doze, e três leigas da Ordem Terceira, de Pernambuco, Aracaju e Manaus. Frei Luís Maza, representante da Ordem para as Américas, e Frei Tobias kraus, responsável pelos Mosteiros, também estiveram presentes, apoiando a iniciativa da missão.

Foi um tempo de graça, partilha, alegria de encontros e reencontros. Os dois primeiros dias foram dedicados ao conhecimento da realidade local e da presença Carmelita nas terras amazônicas desde a vinda dos primeiros frades para o Brasil.  Contamos com a assessoria do dom Vilmar, como bom historiador, e de um sacerdote de Santarém, conhecedor da realidade missionária na Amazônia. No sábado, à noite, tivemos um momento cultural, com a apresentação do carimbó, e de comidas típicas, como: tambaqui assado com açaí e farinha de mandioca, pupunha, tacacá, doces de Murici, sucos de Buriti e Murici, etc. Forró e muita animação.

 No domingo de Ramos, iniciamos a missão, participando das celebrações nas diversas comunidades.  

Encontramos uma realidade de grande carência de presença da Igreja Católica e forte presença de igrejas evangélicas, desafiando e clamando a atração de mais missionários. A cidade tem crescido, assustadoramente, em pouco tempo. Escutamos os clamores do povo em relação à destruição da natureza, com presença de madeireiras, plantações de soja, queimadas, fumaça, calor excessivo, secas, garimpos, espalhando mercúrio, provocando a morte dos peixes, e adoecendo a população. Em contrapartida, muitos vivem do trabalho nos garimpos, madeireiras, vendas de peixe, etc., e acham normal o que fazem. Falta consciência ecológica e política. Trabalho desafiante, é pisar em campo minado!

Foi constatar o que se ouvia pelas noticiais.

A maioria das equipes ficou na Paróquia recém-criada, Santa Teresinha. Duas equipes foram para comunidades ribeirinhas, mais distante da cidade de Itaituba. As equipes se entreajudaram para realizar as celebrações da Semana Santa, pela primeira vez, nas comunidades. Foi um mutirão de visitas às famílias em cada setor. A Igreja saiu, foi ao encontro do povo. Participaram, diretamente, da equipe da missão: três seminaristas, o diácono Mateus, um casal e duas leigas. E, nos setores, outros se uniram, participando das visitas e atividades realizadas. No sábado, à tarde, houve um encontro com uns 30 jovens na sede da Paróquia. Foi um tempo forte de vivência da fé, de incentivo ao povo para se unir, e formar comunidades discípulas missionárias, um escutar com o coração o clamor da vida, das pessoas, da casa comum.

 Irmã Gorete (Irmã Maria Alves de Farias)



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência