150 Anos do Nascimento de Madre Bernadete

Louvores a Deus pelo nascimento de Carolina Rosa de Abreu Macedo, a 3 de maio de 1874, em Valença/RJ

A Congregação fundada por Madre Maria das Neves estava em seu início, quando Carolina chega a Campos, e é acolhida pela Fundadora, no dia 13 de julho de 1905. Logo, neste primeiro encontro, sente-se tocada pelo olhar profundo de Madre Maria das Neves, dois corações que se encontram para caminharem juntas no mesmo ideal, na busca da vontade de Deus.

Foram, apenas, 8 meses de convivência, o suficiente para ser conhecida por Madre Maria das Neves, possibilitando a esta dizer, com segurança, para a sua pequenina família, antes da morte: “Deixo-vos um tesouro na pessoa desta Postulante”. Palavras benditas, inspiradas pelo Espírito Santo, naquele momento. Surge, então, fé e esperança para a pequena Congregação iniciante.

Hoje, 150 anos são passados do seu nascimento, e estamos vendo acontecer a profecia dessas palavras de Madre Maria das Neves.

Falecem as duas, a primeira, no dia 08 de março de 1906, e a segunda, Madre Bernadete, em 08 de dezembro de 1930. Caminha a Congregação, seguindo os passos e exemplos de vida que elas nos deixaram, e amparadas pela Providência de Deus, que continua chamando seguidoras para o nosso Carmelo.

Madre Bernadete chega a Cataguases em 06 de fevereiro de 1912, com a missão de fundar o Colégio Nossa Senhora do Carmo, a pedido do Pároco esta cidade, com um pequeno grupo de Irmãs, para a missão de educadores, fazendo, então, a abertura das aulas, no dia 10 de fevereiro do mesmo ano, sendo ela a primeira diretora da Escola.

O carisma de Madre Maria das Neves, começa a agir na Congregação, com a primeira Obra Social, o Educandário “Dom Silvério”, fundado em 20 de maio do mesmo ano.

150 anos se passaram desde o nascimento de nossa Madre Bernadete, e não poderíamos deixar esta data sem uma solene comemoração, neste dia 03 de maio de 2024, data muito importante para toda a Congregação.

E, assim, com amor, dedicação e gratidão, os passos foram dados pela Diretora atual, Irmã Maria Helena Lomeu, com uma equipe de professoras e coordenadoras dedicadas, juntamente com a nossa Irmã Sebastiana Pereira Pires (Tiana), que, com muito amor, se empenhou para que acontecesse esta homenagem. Juntamente com toda a equipe, estava o professor Gilmar Moreira, responsável pelo memorial “Carmelitas da Divina Providência”. Juntos, fizeram acontecer uma belíssima encenação sobre a vida de Madre Bernadete, a partir do seu nascimento, até a sua entrada na Congregação, o que encantou a todos.

Participaram desse momento as crianças e funcionários do Educandário, e crianças do Colégio “Carmo”. Presentes, a superiora geral, Irmã Imaculada Resende Pereira, e o conselho da Congregação, a Irmã Luciana Flávia, secretária, Irmãs de Juiz de Fora e Viçosa, com representantes das duas Escolas, Irmãs de Belo Horizonte, Barbacena, Teresópolis e São João Del Rei, Carmelitas leigos, Padre Renato, Padre Geovani, Monsenhor José Carlos e o Padre Nédio, de Belo Horizonte, amigos, e o Prefeito de Cataguases.

No início, a Irmã Maria Helena, também do conselho, convidou a Irmã Dahlia Peixoto e a Irmã Auxiliadora Fernandes, que foram diretoras das duas Obras, para descobrirem a bela placa em homenagem a Madre Bernadete, localizada na entrada do Prédio da Educação Infantil.

Após esse momento, Irmã Imaculada fez a leitura da carta de convocação para a assembleia capitular, que será realizada de 13 a 22 de janeiro de 2025. Momento importante para toda a Congregação.

Deu – se continuidade aos festejos programados, com a encenação da vida de Madre Bernadete, a partir da sua infância até a sua entrada no Carmelo de Madre Maria das Neves.

As crianças do Educandário e do ensino fundamental I do Carmo cantaram lindamente, em todos os momentos, com vida e entusiasmo. No final, muitas fotos foram tiradas, e o mais importante foram as demonstrações de alegria, e gratidão por tudo o que aconteceu. Impossível expressar tudo. Somente podemos dizer que a gratidão e a alegria eram visíveis e contagiantes. Nós, Irmãs Carmelitas, agradecemos a todos que fizeram acontecer esse momento tão sublime e lindo. Demos graças a Deus! Em uníssimo, cantamos: Somos todos Carmelitas.

Irmã Maria Auxiliadora Fernandes



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência