Últimas Notícias


Novena e Festa de Nossa Senhora do Carmo - Cataguases

Durante os dias 07 a 15 de julho, na Capela do Colégio Carmo, em Cataguases, aconteceu a Novena em honra a Nossa Senhora do Carmo.

Foram dias de profundas reflexões sobre Nossa Senhora, celebrada e rezada nas Celebrações. Contamos com a presença e participação da comunidade escolar e ex-alunos do Colégio Carmo, diversas comunidades, grupos e movimentos da Paróquia Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora do Rosário, que cuidaram da Liturgia, dos cantos, até de singelas homenagens à Virgem Mãe do Carmelo. Agradecemos a presença fraterna dos padres Jorge Luiz Passon, João Paulo Martins da Silva, José Carlos Ferreira Leite, Antônio Luiz da Silva e Wanderson Paulo Silva Pereira que presidiram as Celebrações Eucarísticas.

Em atenção ao ano do laicato, duas Celebrações da Palavra que ocorreram nos domingos 8 e 15 de julho foram presididas por dois leigos (Sr. João Carlos de Oliveira e Sr. Sebastião Colinas, respectivamente) que ofereceram a comunidade riquíssimas meditações acerca da vida de Maria.

A grande festa, dia 16 de julho, foi presidida por sua Reverendíssima Dom José Eudes Campos do Nascimento e concelebradas pelos Padres Jorge Luiz Passon e João Paulo Martins da Silva, pároco e vigário do Santuário Santa Rita. Dom José Eudes pontuou, em sua homilia, sobre o trabalho e a presença das Irmãs Carmelitas, a devoção do Escapulário, o exemplo de Maria como discípula e missionária, especialmente neste ano dedicado aos leigos.

Nós, Irmãs Carmelitas da Divina Providência, renovamos os compromissos de nossa Consagração durante a Celebração, na esperança que Maria, a Senhora do Carmelo, nos ajude em nossa missão de comunicar a contemplação.

Irmã Alenir Pedrosa

 


Abertura Copa Carmo 2018 – Juiz de Fora

Na manhã de 3 de julho, os alunos do Ensino Fundamental II se reuniram para a abertura dos jogos da Copa Carmo 2018. No espírito de Copa do Mundo, cada turma escolheu um país que já venceu o evento para representar, além do país sede deste ano.

Os alunos do Sexto Ano A irão representar o país sede da Copa do Mundo de 2018, a Rússia. Os alunos do Sexto Ano B, a ganhadora da competição de 1998, a França. Os alunos do Sétimo Ano A escolheram o país dos nossos hermanos, ganhadores de duas Copas, a Argentina. Já o Sétimo Ano B está bem representado pela seleção da campeã de 2010, a Espanha. O Oitavo Ano A escolheu o país que inventou o futebol, a ganhadora da Copa de 1966, Inglaterra. Os alunos do Oitavo Ano B representam a tetra campeã Alemanha, a grande rival do Brasil na Copa de 2014. O Nono Ano A é o responsável por representar o país que mais venceu o evento, nosso pentacampeão, o grande Brasil. O Nono Ano B fecha nossa seleção carmelita, representando nossos vizinhos bicampeões, o país vencedor da primeira Copa do Mundo, o Uruguai.

Durante a abertura, as equipes desfilaram com a bandeira de seu país e hastearam as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais, de Juiz de Fora e do Colégio Nossa Senhora do Carmo, entoando nosso Hino Nacional. Além disso, os alunos fizeram o juramento de uma competição amigável, para a diversão e o benefício de todos.

Nossa Diretora Pedagógica, Irmã Sônia Maria Estevam, parabenizou a todas pela beleza do evento e declarou aberta a competição.

Que venham os jogos!


Encontro Pré-Capitular em Juiz de Fora
Na tarde da sexta-feira, dia 22 de junho, fomos carinhosamente acolhidas por nossas Irmãs, que prepararam o Seminário da Floresta com bonitos cartazes, flores, cartões, para nos receber. Estávamos iniciando, com essa acolhida, o nosso Encontro Pré-Capitular. 
Rezamos, estudamos, trabalhamos em grupos.
Vimos a História da Congregação, quanto às formas de governo, tão bem apresentadas por nossas Irmãs. Trouxemos o estudo do Diretório feito nas comunidades e partilhamos nos grupos, acrescentando, e, quando preciso, suprimindo o que foi necessário.
Debruçamos na proposta da forma de governo. Foram apresentadas várias sugestões.
Reinou, entre nós, o comprometimento com os estudos e o desejo de fazermos o melhor pela caminhada de nossa querida Congregação.
Na tarde de domingo, com a oração final, concluímos nosso encontro.
Queremos agradecer:
O empenho de nossas Irmãs Leticia Rodrigues da Silva e Maria Geralda Rios. Sentimos a falta da Irmã Joelma Gomes de Meneses, que não pôde estar conosco por problemas de saúde;
A presença e o apoio de nossa Superiora Geral, Irmã Dazir da Rocha Campos, sempre tão comprometida com a vida da Congregação, dando tudo de si para o seu crescimento;
A presença sempre constante de nossa Superiora Provincial, Irmã Maria Imaculada Resende Pereira;
Ao nosso assessor, Pe. Ravy, que já consideramos nosso irmão no Carmelo, pela sua ajuda serena e suave;
Pedimos à querida Mãe, a Rainha do Carmelo, que nos leve pela mão e que nossa Congregação seja sempre uma resposta do AMOR DE DEUS para os irmãos.
Por tudo, é bom dar graças ao Senhor! 
 
Ir. Sônia Estevam

FORMAÇÃO DE COLABORADORES

FORMAÇÃO DE COLABORADORES

Instituto Onda Gomes – Barbacena-MG

 

 

No dia 02 de julho de 2018 das 8:00hs às 9:30min realizamos a terceira formação de Colaboradores deste ano de 2018 aqui do Instituto Onda Gomes juntamente com as colaboradoras da comunidade Santa Teresa D’Ávila. Ir. Marlene Frinhani é responsável por essas formações aqui no Instituto.

Antes de iniciar a formação. Ir. Marlene fez a apresentação do livro: “Uma Família de Migrantes: Sua Saga, Seu Heroísmo, Sua História!” , de sua autoria que conta toda a história da sua família, fazendo uma ponte com o tema a ser tratado.

Tivemos como tema: “Despertar da Fé – A Dose Certa no Momento Certo” conduzido pela Ir. Marlene Frinhani que faz parte da comunidade Santa Teresa D’Ávila.

Iniciamos com um momento orante. Em seguida Ir. Marlene motivou a todas a partilharem um pouco da experiência de fé de cada uma e em que momento elas perceberam essa experiência em suas vidas.

Com o texto proposto para essa reflexão, Ir. Marlene explicou cada uma das fases da criança nesse despertar da fé. Num cartaz mais resumido assim ela expressou:

  • Do nascer até aos 03 anos de idade, fase do “colo”: Como falar de Deus?
  • Dos 03 aos 08 anos de idade, fase da “imaginação”: Que imagem de Deus?
  • Dos 08 aos 12 anos de idade, fase do “pensamento”: Trabalhar o bem e o mal, a justiça e sentido da vida.
  • Dos 12 aos 18 anos de idade, fase da “complexidade – Entrada na vida adulta”: Trabalhar as atitudes, vocação, sexualidade e afetividade.

Segundo o texto, o desenvolvimento da sensibilidade moral acontece nas experiências diárias. O relacionamento mais profundo com Deus passa da fase indiferenciada dos primeiros anos de vida. O despertar da fé é essencial para criarmos o hábito de discernir o que é o BEM e o MAL.

Ir. Marlene encerrou a formação nos deixando algumas mensagens referente a tudo o que foi refletido. Concluímos com uma oração e com um momento de dedicatória da Ir. Marlene nos livros que ela presenteou a cada colaboradora.

Por tudo isso, demos graças a Deus!

                                                                                             Ir. Michele Guimarães.

 

 

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência