Últimas Notícias


Missionária no Haiti, Carmelita faz palestra aos jovens do Carmo

Com as equipes de ajuda humanitária, no Haiti, está, desde fevereiro de 2014, a Irmã Carmelita da Divina Providência, Ideneide do Rego. Neste mês, ela veio ao Brasil e, no último dia 29 de outubro, esteve em Cataguases, para compartilhar sua experiência com a comunidade local da Congregação Carmelita, da qual faz parte, e com os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Carmo.

 

As palestras aconteceram durante toda a manhã, com as turmas do 6º e 7º anos, depois, com os alunos do 8º e 9º anos, e por fim, com as turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. "No Haiti, são muitos e muitos gritos, necessidades básicas de todo ser humano: o direito à alimentação, à água, à educação. A situação, lá, infelizmente, é alarmante", descreveu Irmã Ideneide.

 

Ela faz parte do projeto de solidariedade entre as igrejas do Brasil e do Haiti, em uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, e da Conferência dos Religiosos do Brasil, CRB, com as quais a Congregação das Irmãs Carmelitas se uniu.

Aos estudantes do Carmo, mostrou um pouco do que vivencia em seu trabalho como voluntária. Como se sabe, o Haiti é um dos países mais pobres do mundo e o mais pobre das Américas. Mais da metade dos haitianos vive abaixo da linha da pobreza, e cerca de um quinto deles, na extrema pobreza.

 

Ao final das palestras, Irmã Ideneide disse que sempre se emociona ao falar do que vive em seu dia a dia: "Essas partilhas de vida nos ajudam a sair da gente mesma e a valorizar aquilo que a gente tem. Eu fiquei muito feliz com a oportunidade de falar aos jovens do Carmo, porque houve muita receptividade, preocupação e desejo de fazer alguma coisa que possa amenizar a situação do povo. Isso é fruto não só da minha partilha, hoje, com eles, mas das coisas que eles já vêm alimentando."

 

O país onde a Irmã Carmelita vive, há seis anos, é marcado por catástrofes naturais e crises sociopolíticas. Nos últimos dias, agravaram-se os conflitos e a violência no Haiti, o que torna ainda mais dramática a situação dos moradores mais vulneráveis. Manifestantes, inclusive religiosos, se uniram aos movimentos de protestos, exigindo a renúncia do chefe de Estado. Irmã Ideneide pretende voltar para o Haiti neste próximo mês de novembro, apesar das incertezas quanto à segurança dos voluntários em meio aos conflitos.

 

"O que sustenta uma comunidade intercongregacional, como a da qual participo, é a oração pessoal e comunitária, a vida fraterna, a ajuda e o respeito mútuo, a capacidade de acolher o diferente e principalmente, a integração interior", destacou. "A Comunidade Carmelita reza por ela, por sua missão e pelo povo haitiano", afirmou a Diretora Administrativa do Colégio Carmo, Irmã Dahlia.


É Missão de todos nós!

Nossa Comunidade – Noviciado Nossa Senhora do Carmo, assumiu o convite do Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário : “Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em Missão no mundo!” e a proposta do Governo Geral : “Com Madre Maria das Neves, buscando novas formas de vida na Igreja em saída”, para vivenciarmos com entusiasmo o chamado que o Senhor nos faz: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura..” (Mc 16,15).  Aprofundando cada proposta, partimos, em Missão, levando aos Irmãos a alegria do Evangelho.

Começamos nossa peregrinação rumo aos 120 anos de nossa Congregação, participando, nos dias 19 e 20 de outubro, das visitas missionárias na comunidade de Santo Antônio, em Viçosa, visitando as famílias. Momentos marcados pelo encontro com o Cristo sofredor, expresso nas diversas realidades encontradas. Sim, a Missão é urgente! É preciso testemunhar o Senhor ressuscitado aos Irmãos carentes.

Como essa atividade me ajudou a experimentar na prática a vivência dos Votos! Estamos realizando preciosos estudos sobre a Vida Religiosa Consagrada, com enfoque nos meios para bem viver nossa Consagração: a profissão dos Votos de Pobreza, Castidade e Obediência. Para tais estudos, tivemos a assessoria das Irs. Valdete Guimarães – Congregação Servas de Maria Reparadora e Elizabetta Pompei- Congregação das Irmãs Missionárias Combonianas; através do Novinter, e do Pe. Rhawy Chagas Ramos, que muito enriqueceram minha formação. 

Destaco que, em tempos de muita banalização de alguns valores primordiais, somos profetas, porque assumimos em plena liberdade, na alegria e com todas as nossas limitações, um estilo de vida que denuncia as injustiças sociais, e proclama o advento de Cristo que se aproxima.  O testemunho da prática dos Votos – Pobreza, Castidade e Obediência - nos leve a sair do centro, e colocar no meio aqueles que estão à mercê da sociedade: os sem-voz, marginalizados, os pequeninos e excluídos, como Jesus fez em toda sua trajetória missionária.

Ser uma religiosa consagrada é assumir um constante êxodo, estar disposta a viver na dinâmica do Espírito Santo, procurando, pela graça de Deus, possuir um olhar sensível e misericordioso frente às novas realidades sociais e eclesiais. É amar sem limites os Irmãos, confiando que é ao próprio Deus que estamos amando e servindo. É perceber-se num diálogo constante com o Pai. Assumindo a Pobreza numa atitude alegre e despretensiosa da doação dos dons e talentos, a Castidade como expressão livre e amadurecida do amor que se doa, e a Obediência como forma de descobrirmos na convivência fraterna a Vontade do Pai. Assim, professaremos com a Vida o gratuito e generoso dom de Deus: a Vida Consagrada Religiosa.

Entusiasmada e sentindo-me amada pelo Senhor, sigo confiante meu processo formativo!

Noviça Beatriz Marques

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência