Últimas Notícias


HORTA "IRMÃ PLAUTILA" - Comunidade de Itaituba/PA

Nossa comunidade, há bastante tempo, está buscando alguém que nos ajudasse a fazer uma HORTA SUSPENSA, muito comum aqui na nossa região.

A horta suspensa é feita de forma que o canteiro, ao invés de ser feito no chão, é feito no ar, com estacas e pranchas de madeira, que formam um caixote grande. Alguns ribeirinhos fazem a horta suspensa com barcos velhos, que não tem mais uso.

Como não conseguíamos uma pessoa que pudesse fazer a nossa horta, começamos a cultivar as sementes em potes de plástico, pneus velhos e latas, mas sempre com o sonho de expandir nossa horta.

Até que conseguimos um senhor das comunidades, que nos ajudou a realizar o sonho.

Começamos a maratona: comprar madeira, pensar e ajudar na construção; buscar e tratar o esterco e a serragem; buscar terra; comprar brita; encher os canteiros com brita, areia, terra, esterco e serragem. Cultivar as sementes, e buscar mudas. Molhar, cuidar e observar o crescimento, colocar suplementos e vitaminas naturais, matar as pragas.

É um processo que nos ajuda a exercitar a paciência, a meditação, a estar na presença de Deus, e a gratidão a Deus por nos ajudar na criação, que, a cada dia, nos emociona e nos transforma.

A alegria de ver as sementes germinando, os frutos que nascem, limpar as pragas... Tudo nos ensina muito no nosso caminho espiritual.

Alegria de ver as primeiras berinjelas, os quiabos, as flores do pé de maracujá e seu primeiro fruto...

Agora, com nossa horta suspensa, serão mais hortaliças, verduras e legumes que poderemos cultivar.

Nos dias da criação da horta suspensa, soubemos do falecimento de nossa querida Irmã Plautila.  Logo pensamos: nossa horta terá o seu nome, pois Irmã Plautila era alguém que viveu pela missão nos meios populares, na pastoral da criança, e amava a natureza.

Com muita alegria, nasceu nossa HORTA IRMÃ PLAUTILA, que, em breve, estará cheia dos dons de Deus.

 

Irmã Liene Gomes


NOVENA DE NOSSSA SENHORA DO CARMO - ITAITUBA/PA

Nós, aqui da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, tivemos uma novena bem tranquila e vivida intensamente, diferente dos outros anos. Nossa Prelazia e Paróquia são dedicadas a Sant’Ana, que se comemora no dia 26 de julho, porém, no mês de Julho inteiro são realizadas atividades, que exigem de nós muita dedicação, trabalhos e reuniões pastorais. Por isso, sempre nossa novena do Carmo é feita só internamente e de forma simples, devido ao pouco tempo que temos.

No entanto, com a Pandemia, a Festa de Sant’Ana ficou bem reduzida, iniciando só dia 15 de julho, de forma virtual. O que nos favoreceu saborear, com muita calma, toda a nossa preparação para a nossa Festa de Nossa Senhora do Carmo. Mesmo sendo só interna, foi riquíssima e, a cada dia, foi um crescente, rumo a nossa Festa.

Todos os dias, fizemos a novena na oração da manhã e, à noite, acompanhando a novena na página da Congregação.

Para nós, que estamos distantes da maioria das comunidades, e quase nunca recebemos visitas das Irmãs, foi momento de rever e alegrar o coração, com a visita virtual de cada dia. O que nos deu um calor especial no coração...

Gratidão ao Governo Geral e a equipe de organização, pela maravilhosa ideia e empenho; à Irmã Alenir, pelo apoio técnico, às Irmãs das Comunidades que participaram e a todos/as que, todas as noites, estavam lá rezando... Por fim, gratidão por nos escolherem para participar e assim, compartilhar, com toda a Congregação, esta missão que é de todas nós, nas Terras Amazônicas, onde aprendemos a viver o Evangelho, do jeito amazônico, como Carmelitas da Divina Providência.   

Irmã Liene Gomes

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência