Últimas Notícias


“DA MANJEDOURA À CRUZ”

Nos dias 10 a 16 de setembro, 2019 vivenciamos, em São João Del Rei um Retiro Carmelitano, orientado pela nossa Irmã Liza Helena Ramos.  Com muita simplicidade, profundidade, dinamismo e criatividade, Ir. Liza nos ajudou a avaliar e aprofundar nossa vivência consagrada de Carmelitas da Divina Providência. Tomou como ponto de partida a fábula das três árvores que possuem grandes sonhos e estes vão se realizar muito além do que elas poderiam imaginar. Assim, fez-nos mergulhar nos sonhos que tínhamos antes de entrar na Congregação, e avaliar como os temos vivenciado até agora.

Finalmente, fomos convidadas a reviver a experiência da Ressurreição de Jesus. Como é que nós a vivemos, pois, somos responsáveis para que nossa vida seja um tempo de ressurreição.  A partir do texto da videira, fomos questionadas sobre nossa vida de oração e sobre nossa maneira de aproveitarmos as oportunidades que temos como Carmelitas da Divina Providência, Estas reflexões foram encerradas com um convite á santidade. Felicidade que Jesus propôs, outrora, aos seus discípulos na montanha e, hoje, propõe a cada uma de nós: as bem- aventuranças.

Participamos desse Retiro: Irmãs das comunidades de São João Del Rei, Itambacuri, Olinda, Betim, Barbacena e Caririaçu.

Por tudo, damos graças a Deus! Agradecemos à nossa Irmã Imaculada Resende, nossa Superiora Geral, que promoveu estes dias de oração e aprofundamento, com a orientação da Ir. Liza Helena, que foi instrumento nas mãos de Deus. Às Irmãs da Comunidade de São João Del Rei, nossa gratidão pela acolhida fraterna.

“Que possamos construir a verdadeira felicidade, aquela que ninguém pode tirar. Sonhar com um mundo melhor, abrir mão de nossos direitos, e doar a vida pelos outros”. (Ir. Liza Helena)

Irmã Viviana Beatriz Porra


4º CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL

Participaram do 4º Congresso Vocacional do Brasil, as Irmãs Liene Gomes e Célia Maciel, ocorrido nos dias 05 a 08 de Setembro p.p., no Santuário de Nossa Senhora Aparecida – SP, éramos cerca de 700 participantes: Sacerdotes, Religiosos/as, Diáconos Permanentes, Novas Formas de Vida Consagrada, Seminaristas, Casais. O tema: Vocação e Discernimento. Lema: “Mostra-me os teus caminhos” (Sl25,4).

O evento foi promovido pela CNBB, em parceria com CRB Nacional. Vivemos num clima de Pentecostes, com muita abertura, alegria e participação mesclada de compromisso e esperança. Fez-se  presente a Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, Presidente da CRB Nacional. Também marcaram presença Bispos de todo Brasil; uns permaneceram por mais tempo, quanto outros tiveram que retornar logo às suas Dioceses.

A Celebração Eucarística de abertura foi presidida por Dom Walmor Olivera de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB, que, em sua homilia, clamou alto e de bom tom: “A hora é agora. Deixemos para trás tudo que não edifica a nossa missão: comodismo, desânimo, desilusão, e entremos na barca de Jesus, para remarmos junto com Ele que foi, e continua sendo: coragem, determinação, confiança, coerência, permanecendo fiel ao cumprimento do Projeto do Pai”. Disse também que o esforço é nosso, mas a graça é de Deus. Desejou-nos  dias leves, mas com o coração aberto, para que sejamos, melhores e ajudemos os adolescentes e jovens a descobrir os seus caminhos.

Como eixo central, o Congresso percorreu o seguinte caminho: Palestras proferidas pelos sacerdotes: Padre Ângelo Mezzari, rcj que discorreu sobre o tema da Caminhada Vocacional do Brasil, e o Padre  Amedeo Cencini, fdcc que refletiu sobre Vocação e Discernimento. Ele afirmou que a boa Pastoral Vocacional é aquela que se dirige aos adolescentes e jovens, para ajuda-los a descobrir o sentido  da vida, e o projeto que Deus tem para cada um e cada uma.

     No decorrer da sua fala, mereceram destaque, os seguintes pontos:

  1. Lugar Psicológico: Na busca de sentido; Cada geração é jovem à sua maneira, e os jovens são o meio pelo qual a sociedade experimenta o mundo em mudança,  e responde aos desafios dessa mudança;
  2. Lugar Teológico: Os jovens são o caminho pelo qual a Igreja encontra os motivos novos da fé, em tempos novos;
  3. Lugar Sociológico: Constata-se o  fim do Cristianismo tradicional, aquele transmitido de geração em geração. Os jovens de hoje são a primeira geração incrédula. Estamos diante de uma crise  do Cristianismo tradicional. Teremos um Cristianismo por opção, pois segundo Tertuliano, Não se nasce cristão, se torna. Disse também que Deus é o eternamente chamante, chama porque ama, e aos que ama e chama, os envia em missão.

Além dos dois temas que nortearam o Congresso, tivemos trabalhos em grupos, para discutir os desafios e as dificuldades presentes na Igreja, em âmbito de: Seminários, Vida Religiosa Consagrada, Novas Formas de Vida, Família etc..., e oficinas diversas, que trouxeram à tona questionamentos, angústias, preocupações. O assessor atuou de uma forma aberta e democrática, conseguindo envolver a todos na discussão dos temas.

O Congresso foi concluído com um Show em homenagem ao Padre Zezinho, pela sua vida doada à Evangelização, cantando e levando sua mensagem de paz por todas as  regiões do Brasil.

 

                                                                                              Irmã Célia Maciel


Retiro Carmelitano e Bodas

Em clima de silenciosa paz e alegres fisionomias, aconteceu, dos dias 31 de julho a 07 e agosto, o Retiro Carmelitano, com a comemoração do jubileu de várias Irmãs. Algumas Jubiladas, por motivos relevantes, não puderam comparecer, mas foram lembradas com orações e estiveram presentes nos corações de todas as participantes.

O pregador, Frei José Roberval, carmelita, com notável simplicidade, foi nos conduzindo à meditação e revisão da nossa caminhada, no seguimento de Jesus Cristo. A impressão que o pregador também causou foi de um professor, competente conhecedor dos textos bíblicos, alicerçando neles a espiritualidade. Para alguns espaços do dia, Frei Roberval oferecia-nos, em capítulos, a fábula “O Dilema do Cavaleiro”, história sobre o relacionamento humano e autoconhecimento.

Irmã Maria Imaculada Resende, nossa Superiora Geral, foi presença forte e constante, em todos os momentos.

Como muitos (as) conhecem, o ambiente do Seminário da Floresta é gratificante pela exuberância da natureza, o que facilita a oração e o louvor a Deus pela vida.

Nossos dias de oração e meditação foram encerrados com missa festiva, não faltando a presença harmoniosa do violão da Irmã Emília Alves Pereira, o que não pode deixar de acontecer em nossas celebrações.

Para a celebração Eucarística, tivemos a presença de Irmãs que compareceram, a fim de tornar o evento mais fraterno e alegre. Irmã Júlia veio também, para, com seu teclado, animar, juntamente com Irmã Emília, os cânticos das celebrações.

Irmã Imaculada finalizou o Retiro apresentando amplos agradecimentos ao Frei Roberval e a todas as presentes.

Por mais esta oportunidade de celebrarmos a vida de nossas Irmãs Jubiladas e nos reencontrarmos, envolvendo várias comunidades, rendemos Graças a Deus.

Foi tudo muito bom! De modo especial, tivemos, no Frei Roberval, um pregador objetivo, alegre, oferecendo-nos orientações práticas, muito necessárias.

Partimos de mais um Retiro para a vivência e a prática, com a graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora do Carmo.

Irmã Dahlia

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência