Últimas Notícias


II ENCONTRO VOCACIONAL – CATAGUASES - AGOSTO DE 2017

VINDE E VEDE!

CAMINHANDO NA ESPIRITUALIDADE DO CARMELO DE MADRE MARIA DAS NEVES.

 

Aconteceu nos dia 04, 05 e 06 de agosto de 2017 o Encontro Vocacional organizado pelas Irmãs da Província Madre Bernadete, na cidade de Cataguases, Minas Gerais. Participaram deste encontro oito jovens: Karina Dias e Karina Guimarães (Barbacena), Naiara e Wilane (Paula Cândido), Paola e Gislane (Viçosa), Laura (Belo Horizonte) e a aspirante Beatriz (Cataguases). As vocacionadas tiveram o objetivo de descobrir o chamado de Deus e dar sua resposta.

Durante o encontro foi abordado os seguintes temas: Pessoa Humana, Jesus Cristo, Maria e a Espiritualidade Carmelitana. Estava presente toda a equipe de coordenação do SAV da Província. Irmã Imaculada, Irmã Graça Fernandes, Irmã Ilva, Irmã Júlia, Irmã Tiana e Irmã Maria José Calderano representando as Agentes Vocacionais, acompanhando a vocacionada Laura.

Fomos acolhidas pelas Irmãs da comunidade do Educandário Dom Silvério com muito carinho, cada uma colaborando no que foi possível. Irmã Auxiliadora Fernandes nos apresentou o Memorial da Congregação, nesta ocasião a aspirante Beatriz nos deu seu testemunho que motivou a cada uma das meninas à Vida Religiosa e de ser uma Carmelita.

 Foi significante a visita à Cripta de Madre Maria das Neves onde teve a partilha orante. Nesse momento cada vocacionadas expressou o que mais chamou sua atenção na leitura do livro MADRE MARIA DAS NEVES, A PEQUENA ESTRELA QUE NÃO QUIS BRILHAR escrito pela Irmã Sebastiana Pereira Pires.

Fomos convidadas a visitar a Comunidade do Carmo para conhecermos as Irmãs. A Irmã Dália nos presenteou com um passeio no Trem da Alegria. Ir. Marilúzia nos acompanhou no passeio. No final as participantes saíram bem contentes por buscarem neste encontro discernir sua vocação e a responder o chamado de Deus em suas vidas.

                                                                          Vocacionada Karina Meneghin Dias


Retiro de Renovação de Votos!

Rezando as estações do coração

Do dia 1º ao 7 de agosto vivenciamos nosso Retiro para renovação de votos no Cenáculo em Belo Horizonte. Tivemos como orientadora a bem-humorada Ir. Nazaré, Religiosa do Cenáculo, que nos propôs rezar “As estações do coração”. O Retiro contou com a participação de dez pessoas, religiosas de diferentes Congregações e duas leigas. A nossa interação foi muito boa. Mesmo no silêncio o grupo mostrou-se alegre, simples e acolhedor. Assim, no primeiro dia fomos convidadas a viver um “Dia de amorização”, cultivando o amor a nós mesmas, apreciando e gostando de estar em nossa própria presença, o que foi muito bom para começarmos a entrar na dinâmica das estações interiores.

Nos dias seguintes refletimos sobre as nossas estações internas na perspectiva das estações da natureza. Primavera, verão, outono e inverno foram sendo identificados dentro e não só fora de nós. Interessante é que assim como não vivemos as estações interiores numa linearidade, também a natureza não está mais vivendo este ciclo fielmente devido às catástrofes e à violência do ser humano contra o meio ambiente. Todavia, a natureza estava lá, nos ensinando, nos encantando, nos acalmando e revelando a bondade de um Deus imenso. Sintetizando em um verbo cada uma das estações rezadas à Luz da Palavra de Deus, temos:

Primavera: Florir (o que devemos deixar florir em nós? Há uma frase que diz: “Escolhi florir, ao invés de ferir”)

Verão:Expandir (quais capacidades devemos expandir com liberdade?)

Outono:Deixar ir (o que não serve mais e que devemos descartar? Atitudes, medos, preconceitos, mágoas...)

Inverno: Refletir (como Maria, saborear as coisas boas no coração, ficar a sós com Deus e conosco mesmas).

Tivemos ainda o presente de um momento de músicas de Taizé com Patrícia, uma senhora do Rio de Janeiro que nos explicou a origem desses refrões, cantou conosco vários deles e por fim fizemos uma ciranda com o refrão “Nada te turbe”.

Agradecemos a Deus pela bela experiência e pelas inúmeras delicadezas que Ele nos destinou nesses dias abençoados!

Um abraço fraterno das Irmãs Michele e Elídia.

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

  • 21/08/2017

    Curso de Aprofundamento das Constituições - Petrolina / PE - 21 e 22 de agosto
  • 10/09/2017

    Retiro de Bodas – Seminário da Floresta - 10 a 17 de setembro
  • 23/09/2017

    Curso de Aprofundamento das Constituições - Juiz de Fora - 23 a 25 de setembro

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência