Últimas Notícias


Teresópolis: Apresentações artísticas encerram ano letivo do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil

Uma festa de sons e ritmos. Foi assim o encerramento do ano letivo para os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e da Educação Infantil (Maternal II, Pré I e Pré II). O evento aconteceu na última sexta-feira, 7/12, no Ginásio do Colégio Nossa Senhora do Carmo – Teresópolis.

A noite festiva começou com apresentação da turminha do Maternal II, arrancando suspiros, sorrisos e muitos aplausos dos pais e parentes, que lotaram a assistência para prestigiar os pequenos, que fizeram bonito ao lado a Professora Cecília. Depois foi a vez do Pré I, com a Professora Fabiana, encantar os presentes. Por fim o Pré II da Professora Vanessa encenou um presépio vivo e cantado, trazendo à tona o verdadeiro sentido do Natal de Jesus.

A noite festiva seguiu com a apresentação das turmas do 4º ano. Os alunos, sob a batuta do Professor Fábio, de música, se apresentaram utilizando instrumentos como flautas, xilofones e violões. A surpresa ficou por conta de uma apresentação acústica com as mãos e copos de plástico, mostrando a habilidade e a coordenação motora das crianças.

As turmas de 5º ano montaram uma verdadeira banda de rock para sua performance. Violões, guitarras e contrabaixos juntaram-se aos xilofones e instrumentos de percussão para a apresentação.

Por fim, as turmas do 2º e 3º na os fizeram um grande coral para apresentar suas canções, com flautas doces atuando harmonicamente com as vozes.


Projetos do Carmo - Teresópolis brilham na FECTI

Depois do destaque alcançado na Mostra de Ciências do Colégio Nossa Senhora do CARMO – Teresópolis, três projetos criados por alunos e supervisionados por professores foram credenciados a participar da FECTI – Feira da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. A mostra aconteceu no último final de semana, no Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica, no Maracanã, Rio de Janeiro, onde alunos e professores representaram com maestria o Colégio.

Os trabalhos, que representaram o colégio foram: “A Melipolinicultura como prática educacional: Abelhas sem ferrão, conservação e uso sustentável dos recursos naturais em uma turma de sétimo ano”, dos alunos Maria Eduarda Gomes Maia, Stemberg dos Santos Figueiredo, Pedro Mendes, Clara Almeida, João Vitor  e Ana Clara Gonçalves Miranda. O projeto tem como orientador o Professor Antonio Fernandes Ferreira Junior; “Transtornos Mentais”, com Julia Alexandra Cosati de Carvalho da Silva Pombo, Júlia Balbino dos Santos e Monik Silva de Souza. O professor orientador é Fábio Lima de Almeida; “Engenheiros da Natureza: Ensino de geometria por meio da matemática das abelhas em uma turma de sétimo ano”, dos alunos Maria Fernanda Torquato Seabra, Júlia Moreira Maciel, Maria Mariana do Carmo, Miguel Maia e Rafael Souza Martins. A orientadora é a professora Luana Titonelli.

Em suas redes sociais, a docente comentou sobre a alegria de ver seus alunos em um evento tão significativo. “Estou muito orgulhosa dos meus pequenos cientistas. Estão arrasando nas apresentações! E hoje vejo frutos de um projeto que fizemos durante este ano letivo e sei que valeu a pena! A matemática é linda e não está limitada à sala de aula, na verdade está em toda parte. Hoje falamos da geometria das abelhas. Compartilhamos e recebemos conhecimentos. Este é um daqueles dias que confirmo que fiz a escolha certa em relação à minha profissão! Amo ser professora”.

Outro que acompanhou os alunos na viagem foi o professor Antônio Fernandes. Ele também usou as redes sociais para celebrar. “Semana de teste do coração, de renovar e de gratidão. Um colégio de Teresópolis teve, em 2018, uma jornada inspiradora em ciências. Em pleno século XXI, um ensino baseado somente na transmissão de informação já não atende aos anseios das novas gerações, que pedem por novos espaços, novos métodos e novas maneiras mais colaborativas de extrair conhecimentos relevantes da informação que nos cerca. Assim, é possível, potencializar competências e desenvolver novas habilidades. Nesse binômio Competência x Habilidade, o Colégio Nossa Senhora do Carmo, recebeu suas medalhas conquistadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA e por fim, a participação na XII Fecti. Dias intensos, coração renovado e principalmente, a certeza de estar no caminho certo. Obrigado Colégio Nossa senhora do Carmo pela confiança e apoio”.


Colégio Carmo realiza sua 10ª Cantata de Natal

O primeiro som veio das arquibancadas: eram as flautas das crianças do 2º ao 5º ano, anunciando o início do espetáculo. Em seguida, com apenas 7 anos, a pequena Isadora subiu ao palco, diante dos refletores e das centenas de pessoas que compareceram ao ginásio poliesportivo do Colégio Carmo, e abriu a cantata do dia 29 de novembro. Sua doce voz ecoou como um mantra, anunciando: “Ó luz do Senhor, que vem sobre a Terra, inunda meu ser, permanece em nós”.

Este foi o décimo ano em que o Colégio Carmo realizou a Cantata de Natal, com a participação dos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. O tema escolhido para 2018 foi “Natal em Prece”. Dezesseis músicas natalinas integraram a programação, que foi dividida em duas partes. A primeira reuniu uma seleção de canções de louvor à fé Cristã. Na segunda parte, foi encenado o Auto de Natal.

O coral dos estudantes foi intercalado pelas vozes dos solistas e flautistas, sob regência dos professores de Música da escola, Alethea e Júnio César. As estudantes Danielle, do 7º ano, Maria Laura, do 2º ano do Ensino Médio, Maria Eduarda, do 8º ano, e a professora Verônica interpretaram, respectivamente, as canções “Preparação para a Prece”, “Meu Menino Jesus”, “Bebê Jesus” e “Natal de Luz”. Os professores da escola cantaram, juntos, o “Pai Nosso” e foram acompanhados, também, pela plateia, convidada a se unir ao coro.

No palco, alunas do 7º ano, com a professora Graziella, dançaram enquanto todos cantavam “Manda teus anjos”. O presépio vivo foi sendo apresentado com os movimentos de crianças da Educação Infantil, representando, inicialmente, os carneirinhos e outros animais do cenário natalino, ao som de “Mary Cristo”. Outras crianças vestidas de pastores surgem em seguida. Num bailado, alunas do Ensino Médio dançaram ao som de “Porque é Natal”. 

O Auto de Natal tem seu grande momento com a interpretação da canção “Bebê Jesus”, quando alunos do Ensino Fundamental I, vestidos de anjos, se aproximam de Maria e José, que apresentam o bebê a todos. Os Reis Magos seguem a Estrela-Guia, indo na direção da Sagrada Família. No encerramento, a canção “Ano Novo” antecipou os votos da comunidade carmelita, desejando a todos um feliz 2019.

“Em todas as edições da Cantata, buscamos fortalecer, em nossos alunos, a cultura da fé, do amor e da paz. Através das músicas, ensaiadas durante o mês de novembro, eles vão assimilando esses valores da fé cristã e assumindo uma postura de respeito e louvor a Deus. Mais do que um espetáculo, consideramos que a Cantata representa uma valorosa oportunidade para o desenvolvimento emocional e espiritual de nossas crianças e adolescentes”, afirmou a Diretora Pedagógica, Cecília Poyares.

Assistindo ao espetáculo, estavam, também, a comunidade de Irmãs Carmelitas da Divina Providência, congregação religiosa responsável pela condução da rede de colégios Carmo.

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência