Últimas Notícias


DE MARIA DAS NEVES A SÃO JOSÉ “DA PROVIDÊNCIA”: DAR GRAÇAS PELA GRAÇA

A graça de, bem no início do mês de março, celebrarmos a Semana de Madre Maria das Neves, motivadas pela mensagem da nossa Superiora Geral Irmã Maria Imaculada Resende Pereira; no dia 02 o retrato da nossa Fundadora amanheceu entronizado na capela. E cada tarde dessa semana, depois das Vésperas, recordávamos passagens da sua vida, seus exemplos, sua memória. Nossas aspirantes participaram intensamente, mostrando-se já familiarizadas com a vida de nossa primeira Carmelita da Divina Providência. Cantando e rezando por sua intercessão, encerrávamos cada dia da sua abençoada Semana.

Nesse mês a quaresma veio nos interpelar desde a Quarta de Cinzas, abrindo a Campanha da Fraternidade que nos pede conversão em nome dos nossos mais desprotegidos irmãos. 

E o dia 13 abriu, em nossa Forania Nossa Senhora do Carmo, a temporada de Mutirões de Confissões. A nossa Casa foi escolhida para sediar o primeiro Mutirão de Confissões Paroquial. Nove sacerdotes, depois de uma abertura celebrativa, atenderam individualmente uma pequena multidão de fiéis. Graças, pelo misericordioso perdão celebrado, pedido e recebido!

Na noite seguinte – 14 – outra feliz experiência: fomos participar da primeira Celebração Eucarística da nova Comunidade nossa Paróquia: Comunidade Nossa Senhora de Fátima – no Alto do Cruzeiro. Presidida por nosso Pároco, Padre Adilson Leite, ele apresentou o Diácono Silvanir, indicado por nosso Arcebispo, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, para assumir a nova Comunidade. Ele presidirá celebrações nas primeiras e terceiras quintas feiras do mês. E a cada dia 13 a Celebração Eucarística será celebrada por Padre Adilson. Louvamos a Deus pela graça dessa nova Comunidade que atenderá o povo do Alto Cruzeiro, tão necessitado da presença eclesial.

Março é mês de São José. Assim, o dia 19 marcou nossa Obra com a graça de uma festiva Celebração Eucarística em nossa capela repleta. Padre Ismael, filho da nossa Paróquia, veio presidir e nos brindou com uma sábia homilia. Membros do Coral alegraram a Celebração com os cantos da Missa de São José. Ao final, após a bênção, as já tradicionais lembrancinhas da Irmã Terezinha Rodrigues de Lima, oferecidas aos presentes oportunizaram ainda o sorteio de uma pequena imagem de São José que, placidamente dormindo (foi assim que recebeu a mensagem do Anjo do Senhor), bem poderia ser chamada de “São José da Divina Providência”:

 

Se vós, José, noivo de Maria,

Conseguistes dormir

Antes de partir,

Sem entender o mistério daquela que amavas,

Posso entender a fé gigante

Do vosso coração manso e confiante:

- “ Deus providenciará!

É dele a solução.

Descansa, pois, meu coração”.

 

Ensinai, pois, Santo Patrono,

Vossa santa ciência:

Dai-nos confiar em tudo e sempre

Na bondosa e fiel Divina Providência.

 

 

Obra São José

Marimbá – Betim/MG


Uma festa

Iniciamos nossas atividades de 2019 com o foco especial na história dos 60 anos do Centro Social Madre Maria das Neves antes, Instituto Madre Maria das Neves, Saquarema/RJ.

Comemorar uma data é, para nós, um tempo de gratidão e louvor. Foi isto que aconteceu neste tempo aqui em nossa casa. Era um só pensamento da equipe que procurou irradiar gratidão, alegria e agradecimento para as crianças e pessoas envolvidas nesta história.

A culminância foi dentro de dois momentos: No dia oito de março, data muito significativa para a família de Madre Maria das Neves, fizemos o lançamento do resumo da história do Centro Social Madre Maria das Neves. Abrilhantando esta noite tivemos bonitos depoimentos de ex-alunos e de pessoas que participam de nossa caminhada. Nesta oportunidade foi feita uma homenagem especial às Irmãs Maria de Lourdes Basílio e Irmã Maria de Santa Goreti.

No dia quinze (dia do aniversário), foi o grande louvor ao Pai com a Celebração Eucarística presidida por Dom Luiz Antônio Ricci, Bispo auxiliar da Diocese de Niterói/RJ, concelebrada por Dom Tarcísio Nascimento dos Santos, pelos padres: Pe. Rodrigo, nosso Pároco, Pe. Jorge, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Bacaxá e Pe. Zito, nosso amigo. A Celebração teve também a participação ativa, alegre e expressiva das crianças. O nosso Governo Geral foi representado pelas Conselheiras Gerais Irmãs Maria Helena Lomeu e Meiriane Coelho Rodrigues e estiveram presentes também as Irmãs Maria Lília, Lúcia Domingues, Luzia Mendes, Marlene Valdevina e Júlia Passos. Como sempre, uma presença em massa do povo de nossa cidade.

Todos felizes por serem desta família e fazerem parte desta HISTORIA.

Comunidade “Mãe da Providência”

Saquarema/RJ

 

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência