Últimas Notícias


Recebendo a visita da Ir. Imaculada Resende

Dos dias 28 a 31 de agosto, acolhemos a nossa Superiora Provincial, Ir. Maria Imaculada Resende Pereira, para a visita canônica. Essa visita era tão esperada por nós, que podemos expressar esses dias como um único encontro, no qual mergulhamos de coração e de alma. Que alegria, bem-estar, simplicidade e, ao mesmo tempo, profundidade. Perguntando a cada Irmã o que significou para ela esses dias, assim manifestaram:

  • A sua presença, com os encontros e as reflexões, nesses dias, trouxe à nossa Comunidade alegria, esperança e revitalização de nossa vida espiritual e fraterna.
  • A visita foi ótima! Muito desejável e veio em boa hora. Nota 10! E peço bis.
  • Achei ótima, e dizer isso significa muito bom!
  • A visita foi muito positiva, trouxe muita coisa boa, simplicidade, as nossas conversas... Ela nos trouxe um texto muito bom e muito tranquilo. Tivemos momentos muito alegres. O ponto chave da visita foi a fraternidade.
  • Foi uma luz e muito boa ajuda para a Comunidade.  A convivência com ela nos enriqueceu bastante.
  • Ir. Imaculada, com o seu jeito despojado e despretensioso, foi caminhando conosco por sendas muito profundas, embora com uma linguagem despojada de grandezas. Agora, o necessário é que nos esforcemos por colocar em prática tudo o que ela nos levou a refletir e a rezar.

Muito obrigada, Ir. Imaculada, por ter estado conosco, fazendo presença na mesa do pão diário e na mesa da Eucaristia. Que nosso bom Deus continue a abençoar e a fecundar a sua missão.

Pela Comunidade Madre Glória,

Ir. Mellina Clemente Botelho


Iniciando Nova Etapa
“Minh’ alma da glórias ao Senhor
 meu coração bate alegre e feliz 
olhou para mim com tanto amor 
que me escolheu me elegeu e me quis!” 
 
Meu coração está cheio de alegria por ter sido acolhida na minha nova Comunidade - o Noviciado Nossa Senhora do Carmo.
 
Nos cinco dias de Retiro que precederam minha entrada na nova etapa de Formação, o Noviciado, pude, com a graça do Pai e a orientação da Irmã Natalícia, aprofundar o gratuito amor de Deus por nós. Refletimos sobre nossa Identidade pessoal, onde o Senhor olha e chama por que viu o belo do coração, e nossa Identidade Carmelitana, chamadas a viver a Contemplação, a Fraternidade e o Serviço, deixando-nos conduzir pela Providência de Deus. Recolhida durante esses dias no deserto interior, procurei examinar minhas motivações e reacender o vigor para viver este novo tempo!
 
No dia 7 de setembro de 2018 oficializou-se minha entrada no Noviciado em uma profunda  celebração eucarística, presidida pelo Padre Paulo Dionê Quintão, pároco do Santuário Santa Rita de Cássia. Com suas palavras inspiradoras Pe. Paulo fez-nos meditar o Chamado de Deus, nossa resposta e as consequências de deixar “tudo pelo Tudo”! 
 
Foi muita emoção contar com a presença e as orações das nossas comunidades e acolher a minha Tia Aparecida que veio representar minha família, trazendo para mim o apoio que sempre recebi de meus familiares. Foi um momento mágico e forte do Amor do Pai! 
 
Com o coração alegre e esperançoso desejo viver o Noviciado, com a graça de Deus, disposta a crescer como Carmelita da Divina Providência!
 
Agradeço o carinho das Irmãs: Dazir da Rocha Campos e Imaculada Resende que vieram nos ajudar na preparação desse momento. 
 
Noviça Beatriz Marques Dias

Congresso da Vida Religiosa - Teresópolis

No dia 18 de agosto, Ir. Célia Coelho Maciel, Ir. Lília das Neves e Ir. Arlette Louzada participamos do II Congresso da Vida Religiosa, do Núcleo de Teresópolis e Petrópolis/RJ, na Casa de Encontros das Irmãs de Santa Catarina. Éramos 76 participantes.

            Às 7h, fomos acolhidos/as com um rico e saboroso café e, a seguir, para aquecer nossa mente e o coração, refletimos e partilhamos em grupos, o texto de Lc. 1,21-28, que fala da Anunciação.

            Logo após, com a participação de todos os presentes, foi feita uma Via-Sacra Vocacional caminhando montanha acima, em meio à floresta, seguindo os passos de Jesus rumo à Ressurreição.

            A cada estação aumentava o nosso ardor e pedido de compaixão por todos os que sofrem as consequências de um mundo desordenado, onde falta o amor, a fé e o respeito pelo irmão. Foi um momento muito profundo.

            Retornando ao salão, a Equipe dinamizadora comunicou a programação para este final de ano:

 

19/08 – Congresso Nacional da Família, no Pedrão. Cada Congregação                        deverá montar seu próprio “Stander”;

            02/09 – Encontro Vocacional Feminino – em Teresópolis;

            15 e 16/09 – Assembleia Eletiva da CRB;

            19 e 20/10 – Missão da Vida Consagrada - em Petrópolis;

            28/10 – Próximo Encontro do Núcleo da CRB

                                                                                                      

            À hora do almoço, já contávamos com a presença de D. Gregório – Bispo de Petrópolis. Ele refletiu sobre o Carisma: dom do Espírito Santo, do Fundador e de cada um(a) de nós.

            Carisma significa GRAÇA e cada pessoa tem o seu. Não podemos abrir mão do carisma que nos foi dado. Todo movimento religioso na Igreja, desde o início, vem do Espírito Santo. É Ele quem está em cada obra fundacional que surge conforme a necessidade da Igreja e não, para o fundador que é apenas um instrumento, o canal por onde passa a graça.

            Carisma é dom, talento, vocação, manifestação, missão que cada um tem.

A riqueza da Igreja está justamente na diferença dos carismas: - trabalho com prostitutas, cegos, área da educação, da saúde, com os pobres, na pregação, com idosos... Mas, o grande problema do ser humano é priorizar o essencial e não o acidental.

Os Fundadores nos deram uma direção, uma possibilidade. Cabe a nós gastar o tempo com o essencial e não com o supérfluo.

Lembrou que precisamos rever a nossa Vida Religiosa.

- O que nos levou à crise vocacional?

- O que transmitimos do cerne de nosso carisma deixado pela nossa fundadora?

- Hoje, em nossa missão, somos instrumentos fiéis aos apelos do Espírito Santo?

            Precisamos rever nosso carisma com alegria e com entusiasmo, sobretudo, a partir de nossas comunidades.

            Encerramos o Congresso depois de um dia de ricas e profundas partilhas, com a celebração da Eucaristia abrilhantada por lindas e diversas vozes.

            Foi um dia maravilhosamente abençoado e enriquecedor. 

Irmãs:  Celia Maciel e Arlette Louzada

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência