Últimas Notícias


Encontro de Superioras e Ecônomas Locais

“Um aspecto fundamental para promover os pobres está na maneira como o vemos. Não serve um olhar ideológico que acaba usando os pobres.”

 

Aconteceu no Carit, Rio de Janeiro, nos dias 24 a 28 de junho o Encontro de Superioras e Ecônomas das comunidades locais, espalhadas pelo nosso Brasil. O tema abordado foi: Animação e Administração das Comunidades, em vista de uma vivência autêntica dos votos. Foi nosso primeiro Encontro depois da unificação acontecida em nosso Capítulo Geral, realizado em janeiro deste ano. Este encontro foi muito esperado por todas nós e a alegria do reencontro com as comunidades representadas por suas Superioras e Ecônomas, fez o coração arder de alegria e bater em ritmo descompassado, por estarmos novamente pensando juntas a nova caminhada das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Foram muitos anos, tendo os mesmos objetivos, mas em caminhadas e rumos diferentes. Nunca se perdeu o sentido do todo, da unidade, da pertença, mas cada qual foi adquirindo um jeito próprio de viver o Ser Carmelita, de acordo com os rumos tomados por cada Província e/ou Regional. Agora, somos novamente um único grupo, movido pela busca de novos horizontes.

Os primeiros dias foram assessorados pelo Padre Rhawy Chagas Ramos. Ele nos ajudou a aprofundar o verdadeiro sentido da vivência dos votos, em vista de uma experiência mais profunda com Jesus Cristo, na pessoa dos irmãos mais necessitados e que vivem à margem de uma sociedade, cada vez mais individualista e descartável, onde o outro não é mais visto. Onde o pobre se tornou um ser invisível para a grande maioria. Aí, entra a missão da Vida Consagrada, viver o verdadeiro “desapego, na luta diária contra a miséria, aliviando, encorajando e ajudando o mais possível, o nosso irmão e irmã que está neste difícil estado de miserabilidade”.

Nos demais dias, o Governo Geral e seu Conselho, nos ajudou a relembrar a nossa vivência no cotidiano da vida, através da administração dos bens. Somos responsáveis pelo seu gerenciamento, dentro dos critérios evangélicos. Repassou e simulou com a Assembléia, os meios utilizados para a prestação de contas e previsão orçamentária anual de cada Comunidade. Também, nossa Irmã Júlia Antônia dos Passos, responsável pelo Departamento  de Pessoal, salientou a necessidade de atenção redobrada e os cuidados que devemos ter com relação às datas, os preenchimentos dos documentos, envio de atestados, pois é um setor delicado e complexo. A nossa Superiora Geral, Irmã Maria Imaculada Rezende Pereira, nos informou sobre a situação do patrimônio imobiliário da Congregação, principalmente sobre aqueles que estão desocupados ou nas mãos de terceiros. Também foram assuntos da pauta, as várias equipes formadas, tendo em vista o Planejamento do Sexênio e a realização das Metas Capitulares. Estas equipes já tiveram um primeiro encontro, mas ainda estão sendo ampliadas para, então, iniciarem os trabalhos. Irmã Imaculada, nos lembrou da importância da participação de cada Irmã nos vários serviços, pois a Congregação somos todas nós. O Governo

Geral não existe sozinho e que, as Superioras das Comunidades são de suma importância para a realização das atividades, são as porta-vozes do Governo e as profetizas da esperança para cada uma das Irmãs a elas confiadas.

O nosso último dia de encontro foi iniciado como todos os demais dias, com o momento orante, porém, neste dia, tivemos a grata surpresa de rezar com uma jovem que evangeliza através das atividades com o tecido acrobático. A jovem Polyana nos levou a rezar as sete moradas de Santa Teresa, através de sua acrobacia. Foi um momento bastante significativo, pois nos levou a refletir também, sobre a forma, o jeito e a linguagem que os jovens utilizam e se identificam na evangelização. Nesta mesma manhã, fizemos a avaliação do Encontro e demos sugestões para o próximo encontro, para o Planejamento do Sexênio e para a Celebração dos 120 anos da Congregação. Encerrou-se o Encontro, pedindo as bênçãos de Nossa Mãe, Irmã, e companheira de caminhada, Nossa Senhora do Carmo, e de nossa querida Madre Fundadora, Madre Maria das Neves.

 

 Irmã Maria de Fátima de Carvalho


Retornando ao Brasil - Sentimento de alegria e gratidão

Após três anos e meio, eu, Irmã Ana Mary, tive a alegria de terminar oCurso de Formação Humana Integral, no Instituto IFHIM,em Montréal - Canadá. Foi uma experiência muito rica, onde convivi com pessoas dos cinco continentes, sendo na maioria do continente Africano.

 

No dia primeiro de junho de 2019, retornei ao Brasil com um aprendizado que me possibilita servir a Congregação, realizar trabalhos com pessoas e grupos, seja na comunidade religiosa, paróquias, outros espaços e situações diversas, com objetivo de ajuda-las a descobrir o melhor de si, seus valores, suas capacidades, para que possam juntas "construir pontes de paz", a partir de gestos concretos vividos no dia a dia e de decisões simples que contribuirá para a sua paz e das pessoas próximas. Tudo isso estando atenta a gestão das emoções, energias e respeito ao outro. Sintetizando, viver a paz consigo mesmo e com o outro, seria optar por viver a regra de ouro e buscar os meios necessários para colocá-la em prática: "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam assim, fazei-o vós também a eles". Eu só posso fazer o bem e respeitar o outro se, primeiro, sou capaz de fazer algo bom para mim.

 

Agradeço a Deus, sempre presente em minha vida, ajudando-me a vencer os desafios. Ao Governo Geral, na pessoa da Irmã Dazir, pela oportunidade e confiança em fazer tão rica experiência. Ao Governo atual, na pessoa da Irmã Maria Imaculada Resende Pereira, a fraterna acolhida, favorecendo minha readaptação. A cada Irmã que me acompanhou com suas orações e outras formas de presença durante esse período de formação

 

Irmã Ana Mary Neves


“Deus é Amor, arrisquemos viver por Amor! Deus é Amor, ele afasta o medo!”

Nesta confiança, nossa Comunidade – Noviciado Nossa Senhora do Carmo segue com muito ardor sua missão formativa.  Os estudos foram bem intensos e profundos e para bem aprofundá-los contamos com generosas colaborações. Assim, Ir. Marlene Frinhani introduziu o estudo sobre nossas Constituições, momento muito rico, pois na sua didática, Ir. Marlene nos leva a experimentar o desejo de viver a consagração como Carmelita da Divina Providência. Também, Ir. Nieves Fonseca – Carmelita Missionária nos auxiliou com o estudo sobre Santa Teresa de Jesus, ajudando-me a aprofundar os três pilares da nossa Espiritualidade:  Contemplação, Fraternidade e Serviço, dentro da história desta Santa Doutora da Igreja. E, com muito entusiasmo, Francis Paulina – Carmelita Leiga refletiu conosco sobre a Espiritualidade Carmelitana, seguindo o modelo do Profeta Elias e da Virgem Maria, nossa Mãe, Irmã e Mestra. No Novinter, nós os noviços (as), tivemos a graça de meditar sobre Consciência Moral e Crítica, Cristologia e Mariologia. Assuntos, por sinal, bem complexos para a vivência nos tempos atuais.

 

Ilustrando com a vida, partilho algumas experiências vivenciadas na Missão de cada dia. Aqui em Viçosa/MG, no mês de Maio, com muita dedicação, o povo celebrou jubilosamente a Novena e Festa de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. Nesse ano, a novena teve por tema: “A Juventude no centro do olhar da Igreja”, proporcionando-nos a reflexão sobre a atuação do jovem na Igreja. E, por falar em juventude, no dia 9 de Junho, Irmã Rita de Cássia Silva, Mestra de Noviças e eu Noviça Beatriz, participamos de um Encontro Vocacional na Comunidade ‘Santa Teresa de Jesus’, em Barbacena/MG. Contamos com a presença de duas jovens, Karina Meneghin e Paula Faustino. Nesse encontro, foram tratados os temas: Vocação, partindo do chamado de Moisés e Espiritualidade Carmelitana.  Para moldar esse quadro da vida, tive a honra de participar do Tríduo preparatório dos Votos Perpétuos da Irmã Lucenir Fernandes. Momento marcado pela força do sentido de pertença que cada Irmã possui por nossa Família Religiosa. No ambiente havia um esforço muito grande para que, tudo corresse bem afim de que, nossa Irmã Lucenir saboreasse sua Consagração definitiva sabendo que suas Irmãs estavam unidas a ela pela oração e pela presença fraterna.

 

Que alegria crescer neste espaço tão propício para nossa formação religiosa!  Sabemos que as dificuldades existem, mas acima delas há o Amor de Deus a quem nos Consagramos para sempre. Continuemos unidas em Oração, pois é por ela que alcançaremos a Perfeição da Vida.

              Noviça Beatriz Marques


Votos Perpétuos

A nossa comunidade, Ir. Tereza de Jesus, com alegria e fraternidade, acompanhou com orações e apoio toda a preparação da Ir. Lucenir, para concretizar nos seus votos perpétuos o seu sim definitivo no seguimento de Jesus Cristo, na Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.

A comunidade pode testemunhar que a graça e a fidelidade de Deus não lhe faltaram, em momento algum, na abertura do seu coração, para acolher e responder o seu sim, com generosidade e amor.

Três dias que antecederam o grande dia 16 de Junho, festa da Santíssima Trindade, escolhido por ela, aconteceu um Tríduo Vocacional, com a presença de nossas Irmãs, a noviça Beatriz, aspirantes e vocacionadas que, com entusiasmo e alegria, puseram os pés e os corações a caminho e percorreram algumas comunidades da Paróquia de Santa Rita com visitas, catequese e escuta.

Padre Jorge Luiz Passon, sempre presente, celebrando a Eucaristia, nas três noites, muito nos apoiou. Após o Evangelho nossas Irmãs Osmira, Alenir e Tereza Cristina, falaram bonito,  com entusiasmo sobre a vida religiosa consagrada, agradando a todos os presentes.

O dia 16, ás 10 horas, no Santuário de Santa Rita, aconteceu o momento mais sublime e gratificante: a celebração Eucarística, presidida por D. Geovane Luiz da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte e concelebrantes: Padre Jorge Passon, pároco do Santuário de Santa Rita, Padre João Batista, vigário e Padre José Carlos, grande amigo da Congregação.

Toda a liturgia, com a participação das Irmãs a partir da entrada, com os quadros de nossa Fundadora Madre Maria das Neves e Madre Bernadete, Irmã Lucenir com a sua mãe, senhora Maria Abadia (D. Lia), Irmã Maria Imaculada Resende Pereira, Superiora Geral. Todo o cerimonial com Dom Geovane e os sacerdotes concelebrantes acima sitados.

O coral dos Irmãos do Santíssimo Sacramento abrilhantou toda a celebração, cantaram bonito com músicas bem escolhidas para o momento.

A palavra de Dom Geovane, com sua reflexão clara e precisa, revelou para nós todo amor à Santíssima Trindade, cuja festa estávamos celebrando.

Fomos gerados pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo e, a eles devemos adorar, amar e glorificar, grande mistério que deve envolver todo o nosso SER, e nós religiosas, devemos estar em sintonia e em comunhão constante com a Trindade, cultivando o dom da Esperança porque é ela que nos empurra para a frente, nos faz felizes e nos ajuda a realizar, no dia a dia, o serviço de Jesus a nós confiado, em nossa missão, onde quer que estejamos.

O momento da celebração dos votos pronunciados pela Irmã Lucenir, com toda força e amor do seu coração, teve a acolhida da Irmã Imaculada Rezende, Superiora Geral; emocionou também nossos corações, renovando a nossa opção, o nosso sim.

No final, Irmã Lucenir agradeceu a todos, à Congregação e, em especial, a Deus o dom de sua vocação como consagrada Carmelita da Divina Providência.

          Ir. Maria Auxiliadora Fernandes 

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência