Últimas Notícias


DIA 14 DE MAIO DE 2020 ACONTECEU...

A nossa Comunidade “Mãe da Providência”- Saquarema/RJ, acolheu a iniciativa do Alto Comitê para a Fraternidade Humana, aprovada pelo Papa Francisco, convocando os crentes de todo o mundo para um dia de oração, jejum e obras de caridade, com o fim de suplicar ao Senhor que faça cessar a pandemia a pandemia do novo Coronavirus. Então, no dia 14, às horas, tivemos a Celebração Eucarística e, logo em seguida, o nosso Pároco, Padre Rodrigo Marques Gomes, expôs o Santíssimo, para um dia de adoração.

O Padre Rodrigo se ofereceu para, ao meio dia, rezar o terço aqui na Capela, através do facebook; ele faz isto, diariamente, na Matriz e, hoje, quis fazer conosco, aqui. Assim, a nossa Capela, a Capela de Madre Maria das Neves, visitou as famílias de Saquarema, neste tempo de sofrimento e esperança que estamos vivenciando. Foi um dia muito rico para a nossa Comunidade. Passamos um dia inteiro como verdadeiras Carmelitas junto de Jesus. O que se viveu nesta Capela de Madre Maria das Neves, neste dia 14 de maio de 2020, só no céu saberemos. Como nosso Deus é carinhoso!... Neste tempo de tanta insegurança para todos nós, ELE nos consola com um dia tão especial. Outro motivo de muita alegria para a nossa Comunidade é que o Padre Rodrigo nos está presenteando com Celebrações Eucarísticas em vários dias na semana, e, em especial, aos domingos.

Digamos sempre: “ Bendize ao Senhor, ó minha alma,

                             não te  esqueças de nenhum de seus benefícios.”   (Sl 102, 2)  

Como obras de caridade, temos dado assistência às famílias de nossas crianças, levando cestas básicas, legumes, frutas, doações da comunidade de Saquarema.

 

                                     Por tudo isso louvemos ao SENHOR!...

 

        Comunidade Mãe da Providência 

Saquarema/RJ


INFORMATIVO DA EDUAÇÃO INFANTIL E DO ENS. FUNDAMENTAL l – 1º BIMESTRE 2020

NESTE BIMESTRE... Chegamos ao final do 1º bimestre e nossos olhares continuarão atentos à aprendizagem dos pequenos, escola e família estão em união, para valorizar o que as crianças já aprenderam e acreditar que são capazes de aprender muito mais até o final desse ano.

 

ATENÇÃO! CONCENTRAÇÃO! VAI COMEÇAR A BRINCADEIRA! 1, 2, 3!

As crianças gostam e precisam muito de brincar e se divertir e desenvolver as competências físicas e motoras necessárias. Através de brincadeiras contemplaremos a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, como também propiciaremos situações de relacionamentos interpessoal, respeito às regras e combinados estabelecidos nos jogos.

 

ARTE DE CRIAR ARTE

No trabalho com a pintura e a colagem sempre desenvolvemos a aprendizagem de diferentes procedimentos, onde as produções serão realizadas de forma lúdica e criativa.

 

MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA DIVERTE

Nas turmas do infantil I e fundamental durante o 1° bimestre deste ano, as crianças já aprenderam muitas coisas. Considerando essas aprendizagens, os conteúdos de matemática são selecionados. Assim nos próximos bimestres as crianças participarão de atividades com os seguintes objetivos: - Recitar os números até 100; - Contar termo a termo até 50; - Realizar estimativas; - Ler e escrever números de 2 dígitos; - Realizar cálculos. Resolver situações problema.

 

LITERATURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A contação de histórias é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.  Além de alcançar o objetivo pretendido: uma aprendizagem verdadeiramente significativa. Nossos alunos adoram esses momentos que envolvem a literatura.


Carmo Conectado - Teresópolis/RJ

O Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Teresópolis, não mediu esforços para desenvolver a sua Proposta Pedagógica em Regime Especial, em atendimento às exigências do atual cenário, por conta da pandemia do COVID-19. Para fazer a transição do ensino presencial para o ensino à distância, aulas remotas, houve envolvimento e dedicação de todos os setores pedagógicos e administrativos. Diante disso, o espírito de equipe, a união e profissionalismo foram fundamentais para essa transição de descobrir outras formas de fazer a Educação. Desde as orientações e diretrizes dos Órgãos da Saúde e da Educação, o nosso Colégio vem se destacando na cidade, com as ações rápidas e medidas tomadas, cuja prioridade é a qualidade do trabalho prestado nos processos ensino-aprendizagem, tudo de forma a manter um ambiente virtual, sem perder os valores fundamentais da Educação Carmelitana.

Contamos com um conjunto de ações, para pôr em prática o ensino, sem perder a sequência das atividades pedagógicas planejadas para o ano letivo. Desde o início, foram realizadas reuniões, encontros, treinamentos, diariamente, entre a equipe diretiva, equipe pedagógica, corpo docente e todos envolvidos. Além disso, estudos e pesquisa de novas tecnologias, metodologias e ferramentas virtuais para aplicar e, também, tutoriais, foram elaborados para ajudar os professores, estudantes e famílias. Em constante movimento, continuamos nessa dinâmica com todo suporte de TI, apoio e inovação, a cada dia, em nossas aulas.

Utilizamos como ferramenta a plataforma do Sistema Bernoulli, nosso material didático já adotado, o Google Forms ambiente, para aplicação das avaliações on-line, e o Google Meet, que é o ambiente das salas de aula. Na proposta, as aulas remotas são divididas em momentos de aulas Síncronas e Assíncronas.  O Carmo conectado permite que os professores criem ambientes vibrantes de aprendizado. Além da programação do conteúdo curricular, os professores desenvolvem atividades e projetos on-line para entreter os estudantes nesse período, atrelados ao conhecimento, pois entendemos que é importante priorizar – mais do que nunca – o desenvolvimento das competências socioemocionais, como: resiliência, automotivação, autonomia. Além das competências múltiplas nas áreas do conhecimento, oferecendo, de maneira lúdica, situações de aprendizagem no ambiente virtual e doméstico. Assim, além de manter os vínculos entre os integrantes da família carmelitana, promove, também, um espaço prazeroso e acolhedor, para dar sequência às atividades pedagógicas. Confira algumas das nossas atividades:

 

- PROJETO RECREIO INTERATIVO  (6º ano do EF ao EM) visa ajudar os estudantes, professores e familiares a criar oportunidades, para que os mesmos compartilhem momentos de brincadeiras e descontração, no intervalo das aulas remotas. Ocorre uma vez por mês, envolvendo toda a família carmelitana em uma sala virtual. A cada mês é um tema. O primeiro aconteceu no dia 30 de abril, e o tema abordado foi a Celebração da Vida – Páscoa. O professor Claudenilson José (História) abrilhantou a atividade com sua alegria, cantando e envolvendo a todos. Foi um sucesso.

 

- PROJETO DESAFIO CARMO (6 º ANO DO EF AO EM) faz parte da proposta de empreendedorismo e projeto de vida, desenvolvida no colégio. A cada semana, um professor lança um desafio para os alunos, e todos participam. Estamos no terceiro desafio: O primeiro desafio foi “Meu Pet”, o segundo Desafio, “Meu objeto especial”, e terceiro Desafio  “Meu livro preferido”.

 

- Oferecemos também os Simulados on-line, nos moldes do ENEM, para os alunos do Ensino Médio. Os Simulados são elaborados pelo Bernoulli, e os alunos obtêm os resultados via TRI. O 9ºano do Ensino Fundamental também realizou um simulado, elaborado pelos nossos professores. Mantemos o foco de preparar os estudantes para sucesso nas avaliações externas e ENEM. Além dos Simulados, as avaliações acontecem também on-line.

 

- Debate em Sociologia: “Racismo Reverso” foi o tema escolhido pela profª. Natacha, para trabalhar com as turmas da 2ª série do EM. O vídeo de standup comedy foi apresentado como introdução ao debate. Nesse debate, o aluno protagonizou o momento de fala, conseguindo coadunar a teoria a exemplos do dia a dia e nos meios artísticos, sua área de interesse.

 

- BATE PAPO DE ATUALIDADES

Aconteceu, no dia 05 de abril, um Bate Papo – Café com o Mundo – envolvendo os alunos do 9º ano do EF e séries do EM. De forma descontraída, os alunos e professores conversaram em uma sala virtual, com os convidados Felipe Medeiros - Espanha– estudante de Medicina , Débora Rocha – Irlanda – ex aluna do Carmo, estudante de Confeitaria, e Luciana Su Wer – China – ex aluna do Carmo , estudante de Comércio e Economia. O tema abordado foi o COVID-19 nesses países, e como é a vida nas faculdades no exterior. Uma manhã de grandes trocas e aprendizagem.

 

O Carmo, mais uma vez, inova e decola, unindo toda a sua equipe, no compromisso de continuar com a Educação de qualidade, respeitando a Vida, a Família e Saúde. Estamos em um momento  de desafio e de novas oportunidades e descobertas, para alunos e professores. Todos os trabalhos encontram-se nas nossas redes sociais e site.

 

Profª Ana Clara M. Coutinho

Coordenação Predagógica – EF Anos Finais e EM

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência