Últimas Notícias


Uma visita de gratidão e ternura...

Assim é que nós, Irmãs da Comunidade "Madre Bernadete", sentimos e percebemos a visita de Dom Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG, da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade, e do Padre Joel Maria dos Santos, da Paróquia Santíssima Trindade, bairro Gutierrez, em BH. Foi na manhã do dia 26 de janeiro de 2020. Vieram a São João Del Rei/MG, visitar a nossa Comunidade e, em especial, a Irmã Odete de Sant'Ana agradecido pela sua dedicação no Seminário de Mariana/MG. Quando ele era ainda seminarista, a nossa querida Irmã trabalhava lá.

Concelebraram a Missa, às 08 horas da manhã, em nossa capela. Dom Geovane, em sua homilia, nos falou que ao celebrarmos a Eucaristia, podemos saborear o amor de Cristo, comunicado pela Palavra; eis aí o caminho que nos ajuda cultivar a amizade com Jesus, em todas as fases de nossa vida. Lembrou-nos que a liturgia deste domingo nos fala da missão de Jesus, que começou na Galileia, lugar simples, no meio dos pobres. E ainda, que a Congregação também tem missão em lugares simples, é o que tem sustentado a Família de "Madre Maria das Neves" ao longo dos anos, isto é a maneira de mantermos os olhos fixos em Jesus. Ressaltou também que Jesus, por onde passou em missão, deixou os traços de amor, de bondade, de ternura e de gratidão. Nós Carmelitas também. E terminou suplicando a Deus que nos conceda a graça da prontidão, a exemplo dos discípulos; quando Ele nos chamar que, tenhamos a coragem de dizer sim, a cada dia, e vivamos na unidade.

Após a missa, Dom Geovane se dirigiu ao ’Espaço Cuidar‘, e deu uma benção especial para as Irmãs Idosas sob cuidados, que lá residem. Em seguida, confraternizamos com um delicioso lanche.

Dom Geovane e Padre Joel saíram daqui muito alegres, por verem como as Irmãs estão bem cuidadas, e prometeram retornar em breve. Essa visita também nos proporcionou muita alegria, por percebermos o carinho e a ternura de Deus para conosco.

Por tudo demos graças a Deus!

 

Comunidade "Madre Bernadete"

São João Del Rei/MG


A Família se reúne!

Nos dias 25 e 26 de janeiro tivemos um encontro muito feliz da Família Carmelitana do Brasil.

Estando no Brasil o Prior Geral da Ordem Carmelita, Fr. Míceál O’Neill, e Frei Luis Maza, Conselheiro Geral para as Américas, por ocasião dos Capítulos das Províncias de Santo Elias e do Pernambuco, tivemos a oportunidade de nos reunir com eles.

A presença da família foi muito significativa. Vejamos: Da Província de Santo Elias estavam Frei Evaldo Gomes Xavier, Provincial, Frei Renê Vilela e Frei João Paulo Moraes; da Província do Pernambuco, estava o Prior Provincial: P. Sormani José Barbosa Lima; do Comissariado do Paraná, Frei Tiago Evaristo. As monjas se fizeram presentes: Irmãs Marisel Teresita e Judith, de São João del Rei-MG, Irmãs Francisca Marlene Rochae Solange, de Jaboticabal-SP. Da Congregação das Irmãs Missionárias Carmelitas, estavam a Ir. Maria Gildete da Silva, Sup. Geral, e Ir. Edenice Rufino de Carvalho. Iniciou sua participação a Irmã Luz Albina, Carmelita de Madre Candelária, recém-chegada ao Brasil. Das Carmelitas Missionárias de Santa Terezinha, estava a Irmã Maria Silvoneide da Silva. Da nossa Congregação, participamos: Irmã Maria Imaculada Resende, nossa Superiora Geral, Irmã Leticia Rodrigues da Silva e eu. A Elizabeth Eliazar, Carmelita Leiga, completou a família.

Num primeiro momento, conversamos sobre as experiências vividas, que tiveram como grandes incentivadores os Freis John Malley, Domingos Fragoso e Carlos Mesters. Lembramos as programações que nos ajudaram a fomentar nossa identidade de Carmelitas, e construir uma fraternidade muito bonita que perdura e, nesses dias, nos deu a alegria de reencontrar irmãos e irmãs que não víamos há mais tempo.

Com o apoio bastante animado dos Freis Miceal e Luis Maza, cresceu a esperança de um reavivamento da nossa Família Carmelitana, sob os cuidados da Mãe do Carmelo e a orientação do Espírito Divino que nos habita. Preparamos, então, uma programação para o sexênio que se iniciou em setembro/19. Lembramos que essa programação, embora parta da experiência vivida no passado, precisa ter a criatividade que nos pede o momento presente. Foram propostas atividades em nível das Américas e do Brasil, que serão divulgadas pelo Secretariado da Família.

Ir. Dazir Campos

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência