Últimas Notícias


Dia de Madre Maria das Neves

O dia 08 de março é muito importante para o Colégio Nossa Senhora do Carmo. Além de celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Família Carmelita comemora também o Dia de Madre Maria das Neves, fundadora da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Para celebrar a data, a Professora Elisa Cristina da Costa, que leciona Ensino Religioso, preparou atividades com os alunos do Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Com importante apoio da Irmã Arlette Lousada, vice-diretora do CARMO, ela contou a história da religiosa para as crianças, que conheceram mais a fundo a vida da senhora Rita de Cássia Aguiar, que posteriormente tornou-se Maria das Neves, nome que recebeu ao ingressar para a vida consagrada. Os primeiros passos da Congregação até os dias atuais foram contados para os alunos. Ao final de cada narrativa, foram sorteados entre os educandos o livro: “Madre Maria das Neves – A pequena estrela que não quis brilhar”, escrito pela Irmã Sebastiana Pereira Pires. Para as crianças da Educação Infantil, a narrativa aconteceu na capela do Colégio.

 

 

Ainda nas comemorações, a Escola ganhou murais e decoração inspirados na vida de Madre Maria das Neves. Na Educação Infantil, a Fundadora ganhou destaque ao lado de mamães, titias, ‘dindas’ e vovós, homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher. Madre Maria das Neves ganhou destaque em vários espaços da Escola.

 

            André Oliveira

Jornalista - Carmo

Teresópolis - RJ


Inicio do Ano Canônico do Noviciado de Beatriz

“É feliz quem a Deus se confia!” (Sl 1)

Foi com esta confiança em Deus e na sua infinita misericórdia, que no dia 7 de março de 2019 iniciei o Noviciado Canônico na Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.

Esse dia foi marcado por uma profunda Celebração Eucarística presidida por Pe. Paulo Dionê Quintão, Pároco do Santuário Santa Rita de Cássia, em Viçosa/MG. Na homilia ele nos ajudou a perceber que sendo fiéis no chamado, e trilhando com fé o caminho de Jesus, assumindo a cada dia as dificuldades como via de santificação, seremos felizes e realizados.

 Continuou sua reflexão aprofundando nossa Espiritualidade, afirmando ser ela o “Plano de Voo” da minha resposta, ou seja, dentre tantas Congregações eu escolhi, pela graça divina, ser Carmelita da Divina Providência. Para isso, é necessário sempre voltar à fonte, aprofundar, experimentar e escutar Deus que me fala através do nosso Carisma e Espiritualidade. Concluindo sua fala Pe. Paulo nos propôs o canto: “há um barco esquecido na Praia”, nos lembrando das renúncias que o Seguimento a Cristo implica e também os ganhos dessa doação: “quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará” (Lc 9, 24b).

Agradeço a Deus a felicidade de receber pelas mãos da Irmã Maria Imaculada Resende Pereira, Superiora Geral, as Constituições e o Diretório Geral da Congregação. Esse foi um momento marcante de minha formação, pois agora, com a graça do Pai, avançarei para águas mais profundas: Ser Carmelita da Divina Providência.

 

Com a graça de Deus, desejo viver este novo tempo atenta, disponível e aberta para aprofundar as dimensões da consagração como Carmelita e buscar a cada dia crescer minha pertença à Família de Madre Maria das Neves. Que na simplicidade e na alegria eu possa responder fielmente ao chamado do Senhor.

“Aê, Aê, com Maria eu vou: subindo o Carmelo e louvando o Senhor!”

 

Noviça Beatriz Marques Dias


Nos passos de Jesus rumo ao Monte Carmelo!

Dos dias 17 a 20 de Fevereiro nossa Comunidade – Noviciado Nossa Senhora do Carmo participou comigo do Retiro em preparação para minha entrada no Noviciado Canônico. Nosso retiro foi preparado com muito carinho pela Irmã Nieves Fonseca, que veio acompanhada de Irmã Lady, ambas Carmelitas Missionária.

Com o tema: “Nos passos de Jesus rumo ao Monte Carmelo” fomos saboreando a presença do Senhor nos convidando a ‘avançar para águas mais profundas’. Nossos dias no deserto interior nos levaram a contemplar o Amor Gratuito e Generoso de Jesus, seu olhar misericordioso sobre nós e nossos irmãos, onde somos acolhidos e recebidos novamente nos braços do Pai. “...este meu Filho estava morto e voltou a viver, estava perdido e foi encontrado...” (Lc 15, 24). Cada vez mais mergulhadas em Deus, examinamos nossas motivações para assumir o Seguimento de Jesus no mundo de hoje, que implica muitas renúncias, abandono, olhar atento, coração amoroso e misericordioso, pois o Irmão necessita de nós e o Senhor chama – “Quem quiser vir comigo, assuma a sua Cruz e siga-me.” (Lc 9, 23). E no seguimento de Cristo como Carmelitas, tivemos a graça de refletir sobre nosso inspirador – o Profeta Elias (que em sua missão profética manifestou a presença de Deus sendo corajoso, simples e dedicado à causa do Senhor) e nossos Santos doutores, Santa Teresa de Jesus ( profeta da Oração, que consegue, com a graça de Deus, um novo caminho de grande intimidade com o Pai Amado) e São João da Cruz ( profeta da Fé, que percebe, com a graça divina, que a subida para o Monte Carmelo é um caminho que se realiza na noite escura, no esforço e nas lutas contra as tentações...). E finalizamos nosso Retiro com uma profunda Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Lucas Germano – Vigário Paroquial do Santuário Santa Rita de Cássia de Viçosa/MG.

Nossos dias de retiro foram momentos ricos da Presença de Deus, das graças do Espírito Santo e com a graça do Pai, recebemos um novo vigor para assumirmos nossa Missão profética no espaço onde estamos inseridas. Estou muito feliz, pois sinto a mão de Deus conduzindo minha história, me convidando a Recriar o Amor existente em mim para assim, com entusiasmo e esperança dar mais um passo em minha formação: o Noviciado Canônico.

Noviça Beatriz Marques Dias

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência