Últimas Notícias


Nossa participação nas atividades da Comunidade “Jesus Maria e José”

Durante o Aspirantado, na Comunidade “Jesus Maria e José”, em Marimbá-Betim/MG, nós, as Aspirantes Naiara Cristina Reis e Gislane Paiva de Araujo, pudemos participar ativamente de algumas pastorais e atividades do Projeto “São José” e da comunidade povo, que contribuíram bastante nessa primeira etapa de formação. A seguir, citamos algumas das experiências que tivemos:

Pastoral da Catequese – Aspirante Gislane: “Trabalhar com as crianças do jardim, durante esse período, me ajudou a amadurecer e a desenvolver habilidades. Aprendi com a simplicidade, a espontaneidade e a alegria delas. Além disso, o convívio com os demais catequistas e os pais das crianças, me ajudou a me aproximar do povo e fazer amizades”.

Pastoral do Batismo – Aspirante Naiara:“Servindo nessa Pastoral, pude ajudar na Preparação para os pais e padrinhos, refletindo o Evangelho, contribuindo na organização da Celebração do Sacramento e nos momentos de oração. Vivenciei muitas experiências com a Equipe da Pastoral do Batismo, que enriqueceram meu amadurecimento vocacional, e me ajudaram a aprofundar minha caminhada de fé.

Coral Nossa Senhora das Graças: Participando do Coral de Marimbá, conhecemos várias comunidades da região, como Açude, Pimentas, Santo Afonso, Quintas do Godoy, Vianópolis e Cruzeiro. Fizemos boas amizades no grupo, aprendemos com a Coordenadora Rosiney e a Irmã Natalícia sobre os Tempos Litúrgicos, e pudemos desenvolver nossas habilidades para o canto.

Encontros com os jovens: Tivemos a oportunidade de realizar, nas Comunidades de Marimbá e de Vianópolis, encontros com jovens que estavam se preparando para o Sacramento da Crisma. No primeiro Encontro, refletimos sobre o Amor de Deus, com a leitura da Parábola do Filho Pródigo, e buscamos transmitir a nossa alegria de servir a Deus e de confiar em sua misericórdia. No segundo, abordamos o tema “Vocação”, junto com a Irma Liza Helena, que refletiu com os jovens sobre o sentido da vida cristã, a importância do discernimento, para a nossa realização pessoal e profissional. Além disso, respondendo às suas perguntas, demos o nosso testemunho vocacional, contando um pouquinho da caminhada que estamos fazendo.

Grupo de Reflexão: Acompanhamos o Grupo de Reflexão “Vida Nova”, com o qual rezávamos e refletíamos, a cada mês, sobre um determinado tema, preparado com carinho e dedicação pela Irmã Liza Helena. Em nossos encontros semanais, vivenciamos momentos fraternos, visitamos várias famílias, aprendemos com as suas experiências de vida, sua fé e simplicidade.

 

            Aspirantes Naiara Reis e Gislane Araújo

 


Encontro Vocacional
Tema: “Fazei tudo o que Ele vos disser” Jo 2, 5
 
Foi realizado no dia 22 de dezembro, no Bairro Marimbá, em Betim - MG, um Encontro Vocacional organizado pela Irmã Júlia Antônia dos Passos, integrante da Equipe da Pastoral Vocacional, pelas Irmãs da Comunidade “Jesus, Maria e José”: Irmã Maria Natalícia de São Gabriel, Irmã Liza Helena Ramos, Irmã Maria da Conceição Vasconcelos Coelho (Ceça), Irmã Maria da Glória Melo e Irmã Terezinha Rodrigues de Lima, e pelas Aspirantes Naiara Cristina Reis e Gislane Paiva de Araujo. Participaram do Encontro seis jovens: Ana Alice, Maria Lucília, Vanusa, Tatiana, Vitória e Beatriz. 
 
Iniciamos com a acolhida e o cafezinho, proporcionando um ambiente de alegria e fraternidade. Em seguida, Irmã Júlia apresentou a proposta do Encontro, e conduziu o momento de oração, trabalhando um pouco o autoconhecimento, através de pequenas histórias que ajudaram na reflexão das próprias motivações e vivências. 
 
No momento seguinte, Irmã Liza tratou o tema “Vocação na Bíblia”, apresentando o chamado de Eliseu, seguidor de Elias. De forma interativa e reflexiva, as jovens reconheceram algumas das exigências que uma vocação específica traz consigo. Posteriormente, Irmã Natalícia e a aspirante Naiara apresentaram um pouco da Espiritualidade Mariana, fazendo reflexões sobre a relação de intimidade e familiaridade com Maria, que a Carmelita da Divina Providência é chamada a cultivar. 
Após o almoço, Irmã Júlia e a aspirante Gislane conduziram um divertido momento de recreação no jardim, com um “Caça-tesouro” e a brincadeira “O que é, o que é”. Em seguida, as aspirantes e as jovens puderam fazer uma roda de conversa, para partilharem experiências e ficarem mais próximas. Dando continuidade, Irmã Júlia e a aspirante Gislane apresentaram o Carisma, a Espiritualidade e as Áreas de Missão da Congregação. Nesse momento, as jovens puderam conhecer a origem de nossa Congregação, um pouco sobre nossas Irmãs pioneiras, além de perceber também a dinamicidade da Vida Religiosa Consagrada.
 
Ao final, fizemos a Leitura Orante de um trecho do Primeiro Livro de Samuel: 3,1-10, buscando interiorizar a importância de estarmos abertas, para ouvir e discernir o chamado de Deus. Todas as jovens manifestaram a alegria de terem passado o dia, convivendo com as Irmãs, percebendo a proximidade, o acolhimento, a simplicidade de cada uma. Além disso, manifestaram o desejo de participar de outros Encontros Vocacionais. 
Agradeçamos ao nosso Pai, Deus de Amor, e à Nossa Mãe Bem-Aventurada, por esse abençoado Encontro e maravilhosa experiência na Comunidade “Jesus Maria e José” em Marimbá. 
 
Aspirantes Naiara Reis e Gislane Araújo
 

Fim de semana em mutirão de pintura com os voluntários do Carmo

Sábado e domingo, 14 e 15 de dezembro, foram dias de mutirão com os voluntários do Colégio Carmo, para a pintura da Escola Estadual Professor Quaresma, no bairro Taquara Preta. Participaram estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio, professores e outros funcionários do Carmo, com voluntários da comunidade e da própria escola. O projeto está sendo liderado pelo professor de Biologia do Carmo, Alexandre Campos Siqueira, que organizou um bingo para arrecadar fundos, e comprar a tinta e os materiais de pintura.

O diretor da Escola Professor Quaresma, Odilon José, que também estava trabalhando no mutirão, agradeceu aos voluntários do Carmo pela ação. "A essa parceria da escola pública com a escola privada, eu só tenho a agradecer. O projeto beneficia nossa comunidade escolar, e levanta a autoestima dos nossos alunos e professores, deixando o ambiente mais propício para a aprendizagem", afirmou.

Nesse fim de semana, foram pintadas todas as salas do segundo andar da escola. Os voluntários vão dar continuidade ao trabalho ainda nestes dias, com a pintura de outras áreas. Quem quiser e puder participar da ação voluntária pode procurar o professor Alexandre, no Colégio Carmo, ou o diretor Odilon, na Escola Professor Quaresma.

O professor Alexandre lecionou na escola Professor Quaresma durante dez anos. Atualmente, não é docente daquela escola, mas continua amigo e solidário, tendo motivado a comunidade do Carmo a colaborar no projeto.

 

Luciana Mendonça de Melo

Assessoria de Comunicação

Colégio Carmo de Cataguases

 

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência