Últimas Notícias


Retiro de Discernimento Vocacional

A caminho do Carmelo de Madre Maria das Neves

 

            Aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro de 2017, em São João Del Rei/MG, sob os cuidados da Comunidade Madre Bernadete, o Retiro de Discernimento Vocacional organizado pelas Irmãs da Coordenação do Serviço de Animação Vocacional: Irmã Julia, Irmã Maria Imaculada, Irmã Maria Geralda, Irmã Maria José e Irmã Graça Fernandes.

            Com o objetivo de “buscar a confirmação da Vontade do Senhor”, participaram do retiro sete vocacionadas: Gislane Araújo e Paola Santana de Viçosa; Wilane Henrique e Naiara Reis de Paula Cândido; Maria Larissa e Cynthia Campos do Rio de Janeiro e Laura Urbano de Belo Horizonte.  

            Sob a orientação do Padre Afrânio Vieira de Almeida, administrador da Paróquia de São Pedro e São Paulo – Barbacena/ MG, participamos da Celebração Eucarística, vivenciamos profundos momentos de oração, meditação da Palavra de Deus, adoração ao Santíssimo Sacramento. Assim, pudemos escutar o apelo de Deus para nós, principalmente, através da meditação dia e noite da Palavra do Senhor no silêncio e no recolhimento interior.             Foi uma experiência diferente e especial, um retiro simples e profundo que nos encheu do Espírito Santo, despertando o desejo de seguir Jesus a exemplo de Maria, do profeta Elias e de Madre Maria das Neves, modelos que nos ensinam a viver o silêncio orante, a escuta atenta da Palavra, a obediência, a humildade no servir e a confiança nos planos de Deus.

            Além disso, por meio da convivência fraterna com as Irmãs que já doaram a vida pelo Reino de Deus e que hoje fazem parte da comunidade orante da Congregação, olhamos para nós e entendemos que Deus também nos chama a consumirmos nossas vidas pela Igreja a serviço do povo.

            Agradecemos a equipe da Pastoral Vocacional pelo maravilhoso retiro, as Irmãs da Comunidade Madre Bernadete pelo acolhimento e cuidado, o Padre Afrânio por seu entusiasmo e sua dedicação, e também a toda a família Carmelitana pelas orações.

            Assim como Maria, nos alegramos e damos graças ao Senhor pela sua misericórdia e pelo seu imenso amor por todo o Carmelo de Madre Maria das Neves.

 

Vocacionadas Naiara Reis e Paola Santana 


Disciplina Positiva

DISCIPLINA POSITIVA PARA CRIAR CRIANÇAS FELIZES

 

“Não basta amar as crianças, é preciso que elas percebam que são amadas.” 
-Dom Bosco-

 

Estamos estudando aqui no Educandário “Dom Silvério” com a equipe de Educadores o livro: “Disciplina Positiva” de Jane Nelsen. O objetivo deste estudo é de nos prepararmos para no próximo ano, adotarmos esta técnica aqui no Educandário no trabalho com as crianças e adolescentes. Apresentarei aqui o que seria essa “Disciplina Positiva” e os seus benefícios.

 

O que é a disciplina positiva?

Segundo a autora Jane Nelsen, podemos considerar a disciplina positiva como um conjunto de ensinamentos através dos quais se pretende entender o comportamento da criança e a melhor forma de abordar a sua atitude. É uma espécie de guia para aqueles que acompanham as crianças em seu processo de crescimento.

Para aplicar a disciplina positiva são utilizadas diversas ferramentas, como a empatia e a comunicação. Entendendo a criança e dando-lhe carinho e amor se estabelecem relacionamentos que servem a pais e mentores para corrigir atitudes de forma respeitosa.

Um detalhe singular desta técnica educacional está na ausência de castigos. Ela baseia seus princípios no respeito entre o adulto e a criança e na colaboração mútua, mostrando competências básicas que o pequeno desenvolve de forma autônoma sem excesso de controle, mas também sem muita permissividade. É uma forma diante da qual toda criança e adulto se sente confortável e confiante.

 

Os acordos da disciplina positiva

A disciplina positiva baseia seu funcionalismo nos acordos. Sempre de forma coerente procura-se chegar a um entendimento entre o tutor e a criança em um ambiente de regras que elas mesmas definiram que precisam ser cumpridas.

Desta forma, todo tipo de decisão é baseada na colaboração, assumindo responsabilidades que cada um aceitou previamente, tanto a criança quanto o adulto.

“As crianças são educadas pelo que o adulto faz, e não pelo que diz.” -Carl Jung-

 

O castigo na disciplina positiva

Por outro lado, o castigo é uma ferramenta totalmente descartada neste conceito da disciplina educacional. Segundo seus defensores, com esta técnica tudo que se conseguem são resultados de curto prazo, mas as consequências podem ser negativas com o passar do tempo.

Para os defensores destas técnicas, o castigo faz com que a atitude da criança seja de ressentimento, com desejos de revanche. Além disso, a criança pode se tornar rebelde demais e até mesmo retraída.

 

Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/disciplina-positiva

 

Ir. Michele Guimarães

 

 

 


Preparando um bolinho saudável

Em comemoração à Semana da Criança, o Maternal III - Carmo de Juiz de Fora - teve um dia diferente, e as crianças foram até a cozinha do Colégio para fazerem um bolinho saudável. Os alunos ajudaram as professoras Aline Garcia e Luciana Almeida durante a preparação do bolo, que ficou muito saboroso.

“Quando saímos da sala de aula e levamos os alunos para ambientes diferentes, como a cozinha, temos a oportunidade de aprender novos conteúdos e de desenvolver diferentes habilidades.

Ao fazermos a receita, foi possível ressaltar e valorizar a importância de uma alimentação mais saudável, como também estimular as crianças a aceitarem melhor alimentos naturais, como frutas.

Os alunos tiveram a oportunidade de manusearem os alimentos, observarem as consistências e mexerem a massa. Acompanharam passo a passo como é feito um bolo.

Foi uma tarde de novas descobertas, muita diversão e aprendizado”.

 

Aline Garcia, professora do Maternal III

 

 

Abaixo, segue a receita desse delicioso bolinho:

 

 

Bolinho Saudável

 

Ingredientes

 

2 bananas prata pequenas e bem maduras;

1 maçã (de preferência, argentina);

½ xícara de óleo;

1 xícara de aveia;

1 colher de fermento;

canela a gosto;

½ xícara de açúcar (opcional);

um pouco de água para ajudar a bater.

 

Modo de fazer

 

Bater no liquidificador as bananas, a maçã e o óleo. Após, acrescentar a aveia, a canela e a água, aos poucos. Por último, colocar o fermento. Depois, despejar em forminhas de cupcake e assar em fogo bem baixo (de 180 a 200 graus) por aproximadamente 40 minutos.

 

 

 

 

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

  • 02/11/2017

    Encontro de Formadoras - 02 a 04 de novembro
  • 02/12/2017

    Aniversário da Congregação: 118 anos
  • 02/12/2017

    Semana de Madre Bernadete 02 a 08 de dezembro

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência