Últimas Notícias


ASSEMBLEIA FIM DE TRIÊNIO

Ouvir, meditar, frutificar e celebrar

Nos dias 15 a 17 de junho de 2017 aconteceu a assembleia de avaliação e planejamento do Regional Divina Providência.

Em sintonia com a Igreja do Brasil, que está celebrando o Ano Jubilar, 300 anos de Aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, trabalhamos as atitudes de Maria de ouvir, meditar e frutificar.

Ouvimos a vida acontecendo no dia a dia, escutamos as diversas experiências de formação e observamos as diversas vivências de missão.

Apreciamos e meditamos aquilo que fomos refletindo sobre nossas vivências, sobre a possibilidade de unificar a Congregação, como isto seria e o Relatório apresentado do Triênio 2014-2017.

Na Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo diocesano de Petrolina Dom Manoel Quirino, houve a acolhida do novo Governo Regional, formado pela Irmã Joelma Gomes de Meneses, Superiora Regional, Irmãs Teresa Cristina Duque de Carvalho e  Maria  Fransinette  Ramos, Conselheiras Regionais. Também comemoramos os 90 anos natalícios da Ir. Esperança, Bodas de Diamante da Ir. Mariana Santos e Bodas de Prata da Ir. Joelma Gomes de Meneses.

Olhando para a realidade do Regional, nos colocamos nas mãos amorosas da Providência do Pai, pedindo a ajuda do Espírito Santo e meditamos quais seriam as prioridades para o novo Triênio 2017-2020.

Tudo isso frutificou, ajudando-nos a perceber a realidade além do Regional, considerando a ação de Deus na Congregação e reformulando nossas prioridades como grupo do Nordeste. Também acolhemos as transferências e novas organizações.

Estavam presentes as Irmãs das comunidades: Petrolina-PE, Ibimirim-PE, Sapucarana-PE, Olinda-PE, Ir. Rosilda de Sousa Oliveira da comunidade Intercarmelitana de Caririaçu-CE,  Ir. Ideneide da comunidade Intercongregacional do Haiti e a Ir. Maria  Fransinette Ramos  que acaba  de concluir o curso no Instituto de Formação Humana e Integral de Montreal no Canadá , nossa querida Superiora Geral, Ir. Dazir da Rocha Campos e nossa aspirante Cícera Soares que auxiliou na cozinha e participou dos momentos de Oração. Sentimos falta de nossas Irmãs de Puyo- Equador.

Para quem ficou, após o termino da assembleia, ainda em Petrolina, a festa se prolongou com a participação do São João do núcleo da CRB, onde se apresentaram as crianças do Projeto Vida Nova dançando a quadrilha.

Por tudo damos graças a Deus.

                                                                                                              Ir. Viviana Beatriz                                                                                                                                                                                   


Colégio Carmo de Viçosa celebra 100 anos de história

 

O dia 3 de maio de 2017 foi uma data muito especial para toda a comunidade escolar do Colégio Nossa Senhora do Carmo de Viçosa, ocasião em que a escola completou seu centenário de fundação. As comemorações foram intensas e repletas de festividades durante toda a semana.

Na manhã do dia 03, o Padre Sérgio José da Silvacelebrou uma missa nas dependências do Colégio, com a participação dos estudantes do ensino médio e do ensino fundamental II, além dos pais e dos educadores. Na parte da tarde, foram os pais e alunos do ensino fundamental I que participaram da celebração, presidida pelo Padre Geraldo Felício da Trindade. As crianças da Educação Infantil realizaram homenagens à Maria, em mais uma celebração especial desta data.

Também foi realizado o descerramento de uma placa comemorativa dos 100 anos da escola. A cerimônia foi realizada pela Diretora Presidente, Irmã Sônia Maria Estevam, e pela Diretora Administrativa, Marina de Oliveira Magalhães, contando, ainda, com a presença dos alunos do ensino médio.

A festividade principal ocorreu na tarde do dia 06, com uma Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Mariana,o Excelentíssimo Reverendíssimo,Dom Geraldo Lyrio Rocha e concelebrada pelos Reverendíssimos Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Padre Paulo Dionê Quintão, Padre Geraldo Felício da Trindade, Padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre e Diácono Lucas Germano de Azevedo.Na ocasião, também estiveram presentespais, estudantes, educadores, ex-alunos, ex-educadores do colégio e muitas representantes da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, vindas de Barbacena, Belo Horizonte, Cataguases, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, São João Del Rei e Teresópolis.

Fundado no ano de 1917, quando as Irmãs Carmelitas da Divina Providência chegaram a Viçosa para dedicar-se à Educação, o Colégio Nossa Senhora do Carmo vem desde então cumprindo com sua missão de formar mentes e corações para a vivência dos valores humano-cristãos, com liberdade e responsabilidade.

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

  • 25/06/2017

    Capítulo da Província Madre Maria das Neves - 25 de junho a 01 de julho
  • 11/07/2017

    Peregrinação a Aparecida - Comunidade Flor do Carmelo 11 e 12 de julho de 2017
  • 04/08/2017

    Encontro Vocacional - 04 e 05 de agosto de 2017 - Cataguases

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência