Últimas Notícias


XVIII Capítulo Geral Ordinário

A Família Religiosa de Madre Maria das Neves, celebrou a sua Assembleia Capitular nos dias 13 a 22 de janeiro de 2019, na Casa de Retiros Seminário da Floresta, em Juiz de Fora - MG. Participaram 42 Irmãs. Estiveram presentes como assessores: Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O.Carm, na orientação do Retiro Espiritual, Monsenhor Nédio dos Santos Lacerda, Vigário Geral da Arquidiocese de Belo Horizonte, Delegado do Arcebispo Metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo e Padre Rhawy Chagas Ramos, Assessor Canônico na preparação e realização do XVIII CGO, aos quais agradecemos a presença efetiva e fraterna.

Num clima de oração, fraternidade, discernimento e corresponsabilidade, os trabalhos Capitulares foram realizados com tranquilidade, alcançando os objetivos: Aprovação da Unificação do Governo da Congregação; Reformulação do Diretório Geral; Definição de Metas para o Sexênio 2019-2025 e Eleição do novo Governo Geralque ficou assim constituído:

       Superiora Geral: Irmã Maria Imaculada Resende Pereira

       1ª Conselheira e Assistente: Irmã Teresa Cristina Duque Carvalho

       2ª Conselheira: Irmã Maria Helena Lomeu

       3ª Conselheira: Irmã Meiriane Coelho Rodrigues

       4ª Conselheira: Irmã Rita de Cássia Silva

Confiantes na Providência amorosa de Deus que se antecipa às nossas fraquezas e sob a proteção materna de nossa Mãe do Carmelo, entregamos ao Senhor a missão assumida pelo nosso Governo Geral.

Ir. Luciana Flávia Gonçalves


GRATIDÃO

Esta é a palavra que expressa verdadeiramente os sentimentos de todas nós da Província Madre Maria das Neves, que se despede de um tempo muito significativo, de muito crescimento, amadurecimento e vivência da Fraternidade. Foram 27 anos de muita vida, vivida no respeito, liberdade e partilhas significativas. E é por tanta vida vivida, que não podíamos deixar passar em branco e, no dia 16 de dezembro, domingo da alegria, nos reunimos em Vila Isabel, para agradecer ao Deus da Vida, pela caminhada percorrida. Como celebrante, nosso amigo e irmão Dom Roberto Lopes e vários amigos de convivência diária e que fazem parte dessa história. Após á Celebração Eucarística, nos confraternizamos com um gostoso almoço e nesse momento se uniu à nós, o Padre Rhawy, outro amigo de caminhada e que se faz presente sempre que possível. Foi um momento muito significativo para nós.  Por tudo isso, a nossa gratidão por tudo que aconteceu e que foi vivido e assumido por todas as Irmãs.  Encerramos e iniciamos vários ciclos, pois fazem parte do processo de vida do ser humano. Sonhamos e realizamos o sonho da saída, da travessia, da ousadia profética de uma verdadeira Carmelita da Divina Providência.

Agora, é hora de experienciar um novo momento, não podemos dizer que vai ser da mesma forma ou que não é novo, pois somos outras pessoas, mais vividas e para algumas, será momento novo, pois entraram depois da descentralização. Por tudo isso, demos graças a Deus!

 

Irmã Maria de Fátima de Carvalho

 


FESTA DE NATAL COM IRMÃS E FUNCIONÁRIOS

                  A Comunidade Flor do Carmelo se preparou com muita alegria e entusiasmo para, mais uma vez, acolher o Menino Deus que irá  nascer no meio de nós.

                 Além de enfeitar os ambientes com cores vibrantes, fizemos a novena do Natal com o texto preparado  pela Diocese de Petrópolis, cujo foco central foi  contar a história do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino , que completará em 2019,  70 anos de fundação.

               Dom Gregório com a sua equipe nos presenteou com um lindo e bem elaborado  texto sobre o surgimento do Seminário.

              Além da novena com a Comunidade, fizemos também um Tríduo  de preparação para a vinda do Messias, com os funcionários do Centro Social São José  e da Comunidade Flor do Carmelo, no qual, constatamos  muito interesse  e participação  dos mesmos.

              E após o encerramento do Tríduo, no dia 21 de dezembro, fizemos uma Celebração na Capela para todos os funcionários. Em seguida foi servido um almoço, onde partilhamos momentos de acolhimento e solidariedade, acompanhado de uma deliciosa sobremesa.

             E como culminância desta manhã, tivemos também a revelação de amigo (a) oculto (a), com trocas de presentes, mensagens e muita descontração. 

              Mas não parou aí, porque tivemos no dia 24 de dezembro, a Vigília Natalina  presidida pelo Padre Gabriel, Capelão da Comunidade, com a participação de muitos amigos,  numa verdadeira demonstração de fé no Deus que se fez criança e veio morar entre nós. Tivemos em seguida a Ceia, com a presença de algumas pessoas amigas.

                No dia 25 de dezembro às 10 horas, na Celebração Eucarística nossas mentes se elevaram para agradecer ao Menino Jesus o ano que termina, cheio de desafios e  superações e com o desejo de que o de 2019 traga para nós e o nosso Brasil paz, respeito, justiça, partilha e solidariedade.

                                                                                              Irmã Célia Maciel


7° Encontro da Catequese Eucarística

7° Encontro da Catequese Eucarística, Comunidade Nossa Senhora dos Anjos – Bairro Wirland Freire na casa das Irmãs Carmelitas

 

No dia 11 de novembro fomos bem recebidas pelas Irmãs: Creusa,  Liene, Nelza e Maria Luiza; que abriram as portas de sua casa com um lindo cartaz de boas vindas.

Contamos mesmo antes de chegarmos lá com a ajuda das Irmã, pois Irmã Creusa nos concedeu a grande bondade de nos ajudar com o transporte das crianças até a residência das Irmãs.

O 7°encontro da Turma de Catequese Eucarística teve o tema: "A criação: sinal do amor e da bondade de DEUS"; como o objetivo de percebermos que DEUS criou o universo com sabedoria e amor, e a pessoa humana à sua imagem e semelhança.

Buscamos mostrar para os catequizandos a temática através da contemplação do espaço, pois a casa das irmãs possui uma área verde muito bonita que atrai muitos pássaros e borboletas, unido isso aos cantos e texto bíblico do livro Gêneses. O encontro contou com muitos símbolos e uma bela procissão da varanda da casa até a Capelinha das Irmãs onde fizemos nossas orações com Jesus Eucarístico.

Participaram 17 crianças e adolescentes e quatro catequistas, foi ótimo o encontro.

No final as Irmãs partilharam um pouco sobre a fundadora Madre Maria das Neves o que foi um grande aprendizado; e tivemos um delicioso lanche partilhado.

Agradecemos as Irmãs pela a dedicação delas não só em ceder o espaço, mas em acompanhar a Catequese da nossa Comunidade, posso dizer que sem elas no auxílio não tínhamos conseguido chegar até aonde chegamos, pra mim está  sendo uma experiência de vida muito linda ser Catequista.

As Irmãs Carmelitas estão de parabéns, obrigado de coração por está bênção dada por DEUS. Posso dizer também que as Irmãs são uma grande luz em minha vida e na vida de minha família.

 Catequista Maria das Dores – Comunidade Nossa Senhora dos Anjos - Itaituba/PA


NATAL EM COMUNIDADES
É com grande alegria que escrevo este pequeno texto a respeito de nosso Natal em Comunidades. Foi assim, em clima descontraído que celebramos o nascimento de Nosso Redentor. Dias de correria, sim, muitas! Formatura do 9º Ano e do Ensino Médio em Teresópolis, preparar a casa, comprar flores, frutas, preparar a ceia, ornamentar os ambientes, preparar o coração para acolher pessoas, palavras, orações e celebrações.
Neste ano, a Comunidade Santíssima Trindade, veio para Vila Isabel e se uniu à nossa Comunidade Santa Edith Stein, dobradinha, Teresópolis x Rio.  Culminância de anos de subidas e descidas, idas e vindas, que nossos trabalhos exigiram e que fortaleceram os laços. Enfim, Comunidades reunidas, começamos no dia 24 pela Celebração Eucarística, a Celebração do nascimento de Jesus, no Mosteiro de Nossa Senhora da Ajuda, templo secular que inspira o velho Barroco. Logo após alimentarmos da Palavra, nos alimentamos também da alegria da vivência e da partilha de vida, do alimento muito bem preparado que em sua simplicidade, carinho e amor, torna para nós, lembranças afetivas de um verdadeiro banquete, pois o principal tempero foram mãos habilidosas e generosas que se desdobraram em ofertar a experiência do amor, bem próprio do Espírito Natalino, de doação e de celebração da Vida! E não parou por aí, grandes festas, grandes vésperas! No dia 25, no dia do Aniversariante, o Padre Rawy, veio celebrar em nossa casa, nos fortalecendo com uma mensagem de Esperança Evangélica, acolhedora, bem irmã. Aliás, ele já se tornou um irmão querido de nossas Comunidades e não poderia, ficar fora da “Festa”!
Por isso, agradeço a Deus, por meio de nossas Comunidades que vivenciamos o dia a dia, por toda graça recebida ao longo deste ano que se encerra. Com certeza, esperamos tempos melhores, e que não nos falte nunca a alegria de viver, a simplicidade nas ações e o acolhimento mútuo. Que venha 2019!
Forte abraço e orações, 
 
Ir. Graziela Souza, pela comunidade Santa Edith Stein.
 

Retrospectiva do Centro Social São José 2018

2018 foi um ano singular em nosso Centro Social. Começou com grandes desafios e responsabilidades, não diferente dos outros anos, porém, com a singularidade dos NOVOS desafios que enfrentamos, superamos alguns e continuamos no enfrentamento para 2019.

Mudanças na Equipe profissional, na Direção, com a chegada da Irmã Lusinete, para somar as conquistas e dividir as responsabilidades.

O Centro Social passou por uma reforma física, ampliando a qualidade do atendimento às crianças e melhorando o ambiente de trabalho. Contudo, não deixou de cumprir sua Missão de “acolher, promover e difundir os valores fundamentais no exercício da Cidadania e da Ética”.

Fomos agraciados com a colaboração de bons voluntários, benfeitores e amigos que tornaram o trabalho mais gratificante, juntamente com seus resultados que muito acrescentou.

As datas comemorativas foram celebradas com alegria e entusiasmo pelas crianças e por toda equipe. Celebramos o Dia de São José, com a confecção de artesanatos homenageando o pai de Jesus Carpinteiro. Também realizamos a Coroação de Nossa Senhora, com a sensível apresentação de todas as crianças e apoio das Irmãs que estiveram presentes para prestigiá-las, e várias outras celebrações religiosas.

As Oficinas aconteceram no decorrer de todo ano, com a variedade nas atividades e o entusiasmo das Monitoras. Passeios foram realizados, dentro da Cidade de Teresópolis, em comemoração ao mês das crianças.

Celebramos também o Dia da Família, Festa Junina e a Páscoa, festejando o simbolismo, como também ensinando os valores reais de cada data comemorada.

Nos reunimos com os responsáveis para aproximação das famílias, retorno das atividades com as crianças no Centro Social e, também, para ouvir o retorno dos pais/responsáveis.

A Equipe muito se alegrou com o retorno das famílias por nos transmitir os benefícios que o Centro Social São José proporciona aos seus filhos. Os relatos das famílias foram positivos no sentido de expressar o avanço na sociabilidade das crianças, no desenvolvimento motor, na educação e regras que os fizeram melhorarem o comportamento tanto em suas escolas, quanto em casa.

As famílias também relataram que o Centro Social é um lugar seguro e muito acolhedor, que se sentem tranquilas e gratificadas por esse espaço que as Irmãs, corajosamente, mantém ao longo dos anos.

A equipe técnica também realizou um trabalho desafiador de atendimento e Visitas Domiciliar às famílias e Visitas Institucionais com a rede sócio assistencial, para estreitamento das parcerias e atendimento ao público atendido.

E bem notável  o comprometimento da Congregação e dos voluntários para com o Centro Social no apoio financeiro necessário,  para que o Centro Social continue acolhendo e atendendo  as crianças e as famílias mais necessitadas de Teresópolis.

Priscila - Assistente Social

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência