Últimas Notícias


Voluntariado jovem do Carmo promove bingo solidário

Domingo, 24 de novembro, foi dia de Bingo Solidário no Colégio Carmo de Cataguases. Agradecemos a todos que colaboraram e participaram do projeto. Agradecemos, especialmente, aos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, que, juntamente com o professor Alexandre, se dedicaram e fizeram este movimento lindo por uma boa ação. Com o dinheiro arrecadado no bingo, será possível fazer a pintura da Escola Estadual Professor Quaresma, no bairro Taquara Preta. Em breve, noticiaremos a data da pintura, a ser feita na forma de um mutirão, com a participação da equipe do Colégio Carmo e da comunidade da escola Professor Quaresma.

Mãos que pintam história

Iniciar um projeto nunca é fácil, principalmente quando envolve uma ação social. A ideia surgiu com um sonho: pintar uma escola pública de nossa cidade, em mutirão, e assim obter um ambiente agradável aos alunos e que os mesmos possam ter orgulho de ter participado dessa construção e ter o cuidado de sua preservação, valorizando o seu espaço.

Há necessidade de envolver os alunos do Instituto Nossa Senhora do Carmo, 2º e 3º anos do Ensino Médio em projetos sociais, em que eles possam ajudar a comunidade, e entendam que suas ações serão marcas registradas em seu futuro.

Desta maneira, com o desenvolvimento do projeto, os alunos aprenderão como participar e interagir com a vida social de nossa cidade, irão conhecer e participar da construção do futuro de outras pessoas, tornar-se verdadeiros cidadãos e desenvolver o espírito Cristão, em ajudar o seu próximo.

A realização de um "binguloso", para arrecadar verbas e comprarmos a tinta usada na pintura da Escola Estadual Professor Quaresma, localizada no bairro Taquara Preta, em nossa cidade, foi a maneira que encontramos para tornar isso possível.

Buscamos parcerias com comerciantes de nossa cidade, responsáveis e pessoas de grande importância para conseguir as prendas do bingo. Todos aqueles com quem tivemos contato foram solícitos e as respostas sempre positivas.

Toda vez que contávamos sobre o projeto para amigos e pessoas de nossa cidade, eles ficavam admirados. Pudemos ver aos poucos o envolvimento crescente.

Cada aluno ficou responsável por vender os ingressos. Fomos, nos dias 15 e 16 de novembro, apresentar o projeto na comunidade do bairro Taquara Preta, onde está localizada a escola beneficiada, e no centro comercial da cidade. Os alunos puderam perceber a importância de suas ações.

Desenvolver um projeto intenso, em tão curto espaço de tempo, não foi tarefa muito fácil, mas estamos indo em frente. No dia 24 de novembro, realizamos o binguloso, com organização pelos alunos, professor e direção da escola Instituto Nossa Senhora do Carmo. O sucesso dessa primeira fase veio como fruto de um trabalho bem desenvolvido. Temos o recurso para a compra das tintas e agora vem a fase mais difícil, a pintura.

Estamos nos organizando com alunos da escola, comunidade e responsáveis para concretizar aquilo que precisa ser feito; encontramos sempre pessoas dispostas a ajudar nessa ação solidária.

A empolgação nos leva a acreditar que podemos, quando queremos, e lutamos para atingir nossos objetivos e alcançar nossos sonhos.

Concluímos que não podemos cruzar os braços, e esperar que as coisas aconteçam, é preciso fazer o nosso melhor, formando assim cidadãos conscientes e capazes de concretizar projetos sociais.

 Alexandre Campos de Siqueira,

Professor de Biologia do Colégio Carmo de Cataguases


Colégio Carmo realiza sua 11ª Cantata de Natal

Desde a 1ª edição da Cantata de Natal do Colégio Carmo, já se passaram 11 anos. O espetáculo da noite de ontem, mais uma vez, encantou o público de mais de duas mil pessoas, reunido no ginásio poliesportivo da escola para ouvir as doces vozes das crianças e jovens da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O repertório, neste ano, surpreendeu pela escolha das canções, que saíram um pouco das mais clássicas, para passar a mensagem que permeou todo o projeto: "Viva o Espírito do Natal". "Escolhemos músicas populares, que não costumam ser associadas ao Natal, mas que também trazem lindas mensagens, para dizer a todos que o verdadeiro espírito natalino pode estar em toda parte", afirmou a Diretora Pedagógica, Cecília Poyares.

Na abertura, a pequena solista subiu ao palco para fazer sua prece, cantando "Deixe a luz do céu entrar". As crianças do grande coral que vinha das arquibancadas deram sequência, entoando: "todo dia é dia de Natal, cada dia é um dia especial, todo mundo carrega uma luz, a estrela do amor nos conduz".

Nessa balada, seguiram-se canções que falavam da alegria, de ser feliz, de levar o amor a toda parte. Foi assim que o rock de Raul Seixas, inusitado para a ocasião, entrou afinadinho, com todos cantando "tenha fé em Deus, tenha fé na vida... há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira, bailando no ar." De Raul para Roberto Carlos foi um pulo, com seu grande sucesso lançado na década de 1970: "É preciso saber viver".

No ponto máximo do espetáculo, o presépio vivo, formado por estudantes do Ensino Médio, formou-se no palco, quando, da arquibancada, todos cantavam o refrão: "luz do caminho, verdade e vida, que trouxe ao mundo o perdão... criança divina clareia, ilumina os reis que de longe vieram." Na sequência, o coro ficou mais forte e animado, ao som de "Um Menino nasceu, é Natal" e "Faça um lugar, deixe-o nascer em você, Jesus é a fonte da vida".

Já próxima do encerramento, outra encenação emocionou o público, trazendo para a Cantata a "Vida", sucesso de Fábio Júnior na década de 1980, com sua forte mensagem: "não é preciso uma verdade nova, uma aventura, para encontrar nas luzes que se acendem um brilho eterno". Mais uma vez, estudantes do Ensino Médio participaram, representando as pessoas que andam pelas ruas da cidade e um anjo que, como diz a letra, "por encanto, abre suas asas sobre os homens".

No encerramento, subindo o tom da festa para um clima de pré-reveillon, o samba "Eterno Aprendiz", de Gonzaguinha, fez a plateia cantar junto "é a vida, é bonita e é bonita" e "Ano Novo", como de costume em todas as cantatas do Carmo, fechou a noite, antecipando os votos de que 2020 seja um ano em que "o mundo todo se descobre nesse abraço".

Agradecendo a todos os participantes, organizadores e público presente, a Diretora Administrativa, Irmã Dahlia Rezende, deixou uma mensagem à comunidade educativa do Carmo: "vocês foram notáveis. A Cantata foi uma beleza!"

Colégio Carmo - Cataguases


Celebração dos 120 anos CDP

A Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência celebrou com júbilo os cento e vinte anos de existência, nos dia 1º e 02 de dezembro de 2019, em Saquarema/RJ. Caravanas vindas de Belo Horizonte/MG, Juiz de Fora/MG, Teresópolis/RJ, Anchieta/ES e Rio de Janeiro/RJ chegaram alegres e entusiasmadas para celebrar.

Convocadas pela Superiora Geral, Irmã Maria Imaculada Resende Pereira, as Irmãs fizeram três dias de orações, nas Comunidades Locais. Recordando a importância da Comunidade “Mãe da Providência”, a noite do dia 1º foi para visitar os cômodos da casa frequentados pela Fundadora Madre Maria das Neves: a Capela, o Memorial (quarto onde ela dormia), o salão de reuniões. Nesses lugares foram lembrados os primeiros trabalhos de serviço aos pobres e enfermos.

 

As Irmãs que atuam em Educandários: Projeto “Vida Nova”, em Petrolina/PE, Dom Silvério, em Cataguases/MG, Projeto “Onda Gomes, em Barbacena/MG, enviaram cumprimentos carinhosos com mensagens das crianças, celebrando a vitória da Divina Providência, através de um vídeo mostrado na sala de vídeos das crianças.

 

Numa manhã chuvosa, subimos a ladeira para, na lendária Igreja Nossa Senhora de Nazaré, unir nossas vozes de louvores e gratidão a Deus, que nos chamou primeiro, e acolhe a presença da Centenária Congregação.

 

A Eucaristia foi presidida por Dom Tarcísio dos Santos Nascentes, da Diocese de Duque de Caxias, e concelebrada por Dom José Ubiratan Lopes, da Diocese de Itaguaí, Padre Roberto Barbosa de Melo, da Paróquia Sagrada Família/RJ, Rhawy Chagas Ramos, do Rio de Janeiro e Padre Rodrigo Marques Gomes, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Saquarema/RJ. Aos nossos louvores e às nossas vozes, se uniram amigos, amigas e benfeitores. O coral das crianças do Centro Social “Madre Maria das Neves” abrilhantou esse momento especial de ação de graças. Na abertura, uma procissão de fotos recordou a missão da Congregação, através de algumas Irmãs representantes dos diversos setores: Enfermagem, Serviço Social, Cuidado aos Idosos, Inserção, Educação nos Colégios, Administração e Formação.

 

Em sua homilia, Dom Tarcísio acentuou aspectos da nossa história, com palavras de incentivo para recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão pelo Reino e, com esperança, construir um futuro de continuidade criativa conforme o carisma e a espiritualidade da Congregação.

 

Nas mensagens finais, Dom Ubiratan agradeceu a presença da Congregação no início da Diocese de Itaguaí, e fez memória da presença amiga de Dom Vital Wilderink.

A prefeitura de Anchieta/ES através de Edson Vando, Secretário Municipal de Cultura e Flávio Simões, assessor de comunicação, ofertou uma réplica do Colégio “Maria Mattos” e realçou a presença marcante das Irmãs naquela cidade.

 

A Superiora Geral, Irmã Maria Imaculada Resende Pereira agradeceu aos presentes, convidando a todas as Irmãs para continuarem na construção de nossa história como Carmelitas da Divina Providência!  

Irmã Marlene Frinhani

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência