Últimas Notícias


Retiro Carmelitano e Bodas

Em clima de silenciosa paz e alegres fisionomias, aconteceu, dos dias 31 de julho a 07 e agosto, o Retiro Carmelitano, com a comemoração do jubileu de várias Irmãs. Algumas Jubiladas, por motivos relevantes, não puderam comparecer, mas foram lembradas com orações e estiveram presentes nos corações de todas as participantes.

O pregador, Frei José Roberval, carmelita, com notável simplicidade, foi nos conduzindo à meditação e revisão da nossa caminhada, no seguimento de Jesus Cristo. A impressão que o pregador também causou foi de um professor, competente conhecedor dos textos bíblicos, alicerçando neles a espiritualidade. Para alguns espaços do dia, Frei Roberval oferecia-nos, em capítulos, a fábula “O Dilema do Cavaleiro”, história sobre o relacionamento humano e autoconhecimento.

Irmã Maria Imaculada Resende, nossa Superiora Geral, foi presença forte e constante, em todos os momentos.

Como muitos (as) conhecem, o ambiente do Seminário da Floresta é gratificante pela exuberância da natureza, o que facilita a oração e o louvor a Deus pela vida.

Nossos dias de oração e meditação foram encerrados com missa festiva, não faltando a presença harmoniosa do violão da Irmã Emília Alves Pereira, o que não pode deixar de acontecer em nossas celebrações.

Para a celebração Eucarística, tivemos a presença de Irmãs que compareceram, a fim de tornar o evento mais fraterno e alegre. Irmã Júlia veio também, para, com seu teclado, animar, juntamente com Irmã Emília, os cânticos das celebrações.

Irmã Imaculada finalizou o Retiro apresentando amplos agradecimentos ao Frei Roberval e a todas as presentes.

Por mais esta oportunidade de celebrarmos a vida de nossas Irmãs Jubiladas e nos reencontrarmos, envolvendo várias comunidades, rendemos Graças a Deus.

Foi tudo muito bom! De modo especial, tivemos, no Frei Roberval, um pregador objetivo, alegre, oferecendo-nos orientações práticas, muito necessárias.

Partimos de mais um Retiro para a vivência e a prática, com a graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora do Carmo.

Irmã Dahlia


Celebração do Profeta Elias

Celebramos, no dia 20 de julho, o Profeta Elias, um dos inspiradores da Ordem do Carmo que, com Maria, ilumina os nossos passos no seguimento de Cristo. Assim, concluímos, com alegria, este tempo festivo do Carmelo em comunhão com nossas Irmãs.

Depois de conhecermos mais sobre a história de Elias em nossos estudos do Aspirantado, atendendo ao pedido da Irmã Liza Helena, nos preparamos para realizar um momento de espiritualidade eliana com o povo, em que buscamos transmitir, de forma dinâmica, ilustrativa e orante, as experiências do profeta e a missão que realizou por obediência e amor a Deus.

Através de cenários, que retratavam os principais lugares por onde Elias passou, partilhamos com a comunidade sobre a sua luta pela causa de Deus, em favor do povo para que se firmasse novamente na fé.

Em seguida, refletimos sobre os valores e ensinamentos deixados pelo Profeta, e, assim, fizemos um momento orante, elevando nossos pedidos a Deus e a Nossa Mãe Maria. Finalizamos a celebração com doação de prendas, agradecimento pelas doações recebidas durante a novena, e com a descida do estandarte de Nossa Senhora do Carmo.

Essa experiência enriqueceu nossa caminhada de discernimento, pois, nos ajudou a compreender melhor a espiritualidade eliana, para vivenciarmos o carisma da Congregação: “servir a Deus, aos pobres e aos enfermos”. Além disso, percebemos a fraternidade carmelitana durante a preparação da celebração, pelo incentivo, pela ajuda das Irmãs e, também, pela proximidade que tivemos com a comunidade de fé, que participou alegre e ativamente conosco.

Somos gratas ao Senhor por todas as oportunidades de amadurecimento nesse tempo de formação. Agradecemos a nossa Comunidade, que nos acompanha e ajuda, e a todas as Irmãs, pelas orações.

Nas mãos de Maria ofertamos nossas vidas, e pedimos a sua intercessão pela Congregação, para que continue realizando sua missão.

Aspirantes: Gislane Araújo e Naiara Reis

                                                                                                     


CELEBRANDO NO CARMELO COMO “BATIZADOS E ENVIADOS”

Em Marimbá, as comemorações já começaram em junho! Numa reunião, em fervente clima Carmelitano, no dia 17 com 42 agentes de pastoral, lançamos o apelo: preparar e celebrar a festa de NOSSA SENHORA DO CARMO, padroeira do Carmelo e de Betim, com sabor missionário, antecipando o Mês Missionário solicitado pelo Papa Francisco.

            Acolhida a Programação com entusiasmo e responsabilidade, a Missão teve início no dia 28, com visitas missionárias dos oito Grupos de Reflexão, levando o pequeno Oratório com a imagem de Nossa Senhora do Carmo, a casas com famílias e pessoas necessitadas de conforto, presença e oração.

            No dia 6 de julho iniciamos a novena, solenizada pela Fraternidade de Carmelitas Leigos: hasteamento do estandarte de Nossa Senhora Estrela do Mar, fogos, cantos, muita emoção e... pipocas.

            Durante os nove dias, tivemos a graça de participar de Celebrações Eucarísticas, zelosamente preparadas pelas várias pastorais da Comunidade, com homilias – verdadeiras catequeses missionárias - a partir do tema da novena “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão, com a Virgem do Carmelo em seu louvor profético.”

O tema de cada dia: um versículo do Cântico de Nossa Senhora (Lc 1, 47-55) – inspirou as homílias dos sacerdotes e as intenções do dia, também expressas nas preces da Comunidade.

            Muitas doações: 265 – cerca de 300 quilos de generosidade do nosso povo que, da sua reduzida despensa, partilhou, para ser entregue a outras despensas mais desprovidas!

Também guloseimas foram oferecidas por Carmelitas Leigos e por alguns grupos. E ainda, caldos, arroz doce, canjica, foram gratuitamente partilhados por amigos, aquecendo ainda mais as frias noites de julho.

            O dia 15, bem dentro do espírito carmelita, foi chamado “recolhimento missionário”: as famílias levaram a oração da Novena para rezar na própria casa ou na casa de vizinhos, com o convite para a Missa do dia 16.

            A festa foi o coroamento dessa caminhada. Bela, simples, solene, piedosa! Foi alegre e fraternalmente presidida por Frei José Roberto, o Franciscano que celebra semanalmente conosco. Foi concelebrada por nosso pároco Padre Adilson. Uma recordação da história e da espiritualidade carmelitana, carinhosamente preparada, compôs a homilia de Frei José Roberto.

            Após a renovação dos nossos votos, cada representante de movimento, pastoral ou serviço religioso, desde o pároco, foi convidado a fazer seu compromisso missionário, com a oferta de um chinelo. Em seguida, ao canto da “Flor do Carmelo”, as aspirantes piedosamente coroaram a imagem da nossa Estrela do Mar. Carmelitinhas jogaram flores!

            Não faltou o saboroso e tradicional lanche oferecido pela Fraternidade de Carmelitas Leigos para todos, acrescido da “sobremesa” – a torta de Adriano e Cristina. Tanta Gratuidade! Tanta Festa! Tanta alegria, foi ainda somada a bela e catequética celebração do Profeta Elias, no dia 20, preparada e conduzida pelas aspirantes e encerrada com o arriamento do estandarte da Mãe do Carmelo.

                                    “Ser Carmelita:

                                   Eis a nossa essência.

                                   Confiar sempre

                                   No Deus Providência”!

Comunidade Jesus Maria e José de Marimbá – Betim/MG

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Ibimirim

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Canadá

- Montreal

Angola

- Luanda

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Angra dos Reis

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência