Últimas Notícias


O ensino remoto no Colégio Carmo de Cataguases

Criatividade, união da equipe e múltiplas estratégias tecnológicas impulsionam o ensino remoto no Colégio Carmo de Cataguases

 

No próximo dia 18 de junho, completam-se três meses, desde que as atividades presenciais foram interrompidas nas escolas de Cataguases, MG, onde está o mais antigo estabelecimento de ensino, fundado pela Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Apesar da necessidade de distanciamento social, imposta pela pandemia do Covid-19, o Colégio Carmo, de Cataguases, mantém a rotina semanal de ensino remoto, para os estudantes de todos os segmentos, desde o Maternal ao 3º ano do Ensino Médio.

 

"Parabenizo todos os profissionais da escola, em especial, os professores, que, apesar de todas as adversidades do momento, vêm se dedicando com total empenho, adaptando-se às tecnologias disponíveis, e se reinventando, a cada dia. Realmente, essa equipe maravilhosa 'veste a camisa' da Escola, para manter os alunos em constante processo de aprendizagem", afirma a Diretora Pedagógica, Cecília Poyares.

 

Confira, a seguir, as estratégias que vêm sendo implementadas para cada segmento:

 

ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

 

Para os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, as aulas são ministradas, de segunda a sexta-feira, por videoconferências, permitindo maior interação com os professores. Cada turma tem uma sala de aula virtual no Google Classroom, onde está o link permanente, para todos entrarem no Meet, e assistirem às aulas.

 

As avaliações acontecem através do Google Forms, com questões dissertativas e objetivas, preenchidas através de formulários. Outro recurso utilizado são as planilhas de escrita colaborativa do Google Docs, para atividades em equipe.

 

Despertam o interesse dos alunos as atividades lúdicas, como os Quiz Games Virtuais. Os professores têm criado os "learning games", através do aplicativo Kahoot, abrindo saudáveis competições entre os alunos. Quem responde certo, e no menor tempo, chega ao podium.

 

Além desses recursos tecnológicos, todos contam também com uma plataforma virtual, em parceria com o Bernoulli Sistema de Ensino – o "Meu Bernoulli". Os livros didáticos são apresentados na forma de e-books. No ambiente virtual são publicadas também videoaulas, tarefas, indicações de vídeos, textos e outros links, para complementar a aprendizagem.

 

As turmas do Ensino Médio estão realizando, periodicamente, os Simulados ENEM, com questões inéditas. São aplicados aos sábados, para os estudantes de centenas de escolas parceiras do Grupo Bernoulli, através da plataforma virtual. As provas são corrigidas, utilizando-se os mesmos critérios do Exame Nacional do Ensino Médio, seguindo a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Após corrigidas as avaliações, cada estudante tem acesso ao Simulador-SISU, que dá a ele uma noção de onde seria aprovado com a nota obtida, segundo os registros do último ENEM realizado pelo MEC.

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

 

As turmas do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental também estão assistindo aulas através de videoconferências, com a tecnologia do Google Meet. Cada turma tem uma sala de aula virtual, através do Google Classroom. As aulas ao vivo acontecem à tarde, em dois ou três dias na semana. Nos outros dias, os estudantes assistem às videoaulas gravadas, e fazem tarefas orientadas pelas professoras.

 

As turmas de 1º e 2º anos também estão em atividades remotas, com videoaulas e tarefas orientadas. Para isso, todas as turmas, do 1º ao 5º ano, contam com uma plataforma gamificada de aprendizagem, o Bernoulli XP, parte da parceria do Colégio Carmo de Cataguases com o Sistema Bernoulli de Ensino. Neste ambiente virtual, estão os e-books, videoaulas, e diversos "quiz games", para estimular o interesse das crianças pelos conteúdos apresentados.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

As turmas de Maternal II, III, 1º e 2º períodos mantém uma rotina semanal de ensino remoto, contando com a indispensável parceria dos familiares. As professoras produzem videoaulas lúdicas e, a cada dia, descobrem um recurso tecnológico novo na edição, encantando os pequenos com sua criatividade.

 

A Educação Infantil também conta com o material didático do Sistema Bernoulli de Ensino, e as professoras utilizam os livros, intercalando com outras ações que estimulem a aprendizagem, como circuitos de coordenação motora, jogos, aproveitando materiais que todos têm em casa, brincadeiras, músicas e danças.

 

Luciana Mendonça

Assessoria de Comunicação

Colégio Carmo de Cataguases


Deus cuida

Seis anos já se passaram, desde que eu cheguei a estas terras sagradas do Haiti. O meu sentimento é de profunda gratidão, por tantas maravilhas que Deus realizou em minha vida, apesar de ter passado tantas experiências tristes e dolorosas, devido à situação de miséria na qual o povo vive, como também de violência, manifestada nas mais variadas formas, a ponto de os próprios haitianos falarem algumas vezes: “voltem para seus países, pois a vida de vocês é muito preciosa”. Porém, imagino que o sentido da nossa consagração está na nossa entrega, sem reservas, ao serviço do Reino. “Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade” (Jo 10:18). Sinto que esta força, que nos impulsiona e encoraja, não vem de nós, e sim da presença amorosa e protetora de Deus, na certeza de que Ele está conosco todos os dias.

 

Esta proteção temos sentido fortemente nesses tempos de pandemia, em que o mundo inteiro vive as mesmas experiências de incertezas, inseguranças e de perdas. No Haiti, também, não está sendo diferente. Estamos em quarentena, as escolas e igrejas todas fechadas... Porém, não sabemos até que ponto as notícias fornecidas pelo Ministério da Saúde são verdadeiras, pois, a cada dia novos casos são divulgados, mas a vida continua como se nada existisse. O povo na rua, como se fossem formigueiros, a minoria com máscaras e, concretamente falando, ninguém conhece nenhum caso confirmado. Imagina-se que ainda não virou um caos, porque, quando se divulgou o primeiro caso, de imediato, os aeroportos e fronteiras foram fechados. Além disso, Haiti tinha acabado de sair de uma grande manifestação, que durou três meses, bloqueado, e nada funcionava. Com isso, muitos estrangeiros saíram do Haiti. Ou seja, o fluxo era de saída, e não de chegada.

Contudo, rezamos, para que Deus continue nos protegendo, pois Haiti não tem estrutura nenhuma para enfrentar uma pandemia, já que não dispõe de hospitais capacitados. Sem falar que o povo, mal alimentado, não tem também tanta resistência.

 

Quanto à nós, Irmãs, passamos dois meses em casa, embora, diariamente, as pessoas viessem até nós, em busca de alimento, pois o que está matando o povo não é o corona, e, sim, a fome. Portanto, decidimos retomar ao nosso projeto; não estamos trabalhando com os grupos, mas atendendo as pessoas que nos procuram, principalmente, os idosos e as crianças desnutridas. Graças a Deus, que estamos bem, buscamos tomar os cuidados necessários, e, para a nossa sorte, a Adveniat nos presenteou com um projeto emergencial, pelo qual será possível distribuir alimentos para 150 famílias.

 

Por tudo rendemos graças ao Senhor!

Ir. Ideneide


DIA 14 DE MAIO DE 2020 ACONTECEU...

A nossa Comunidade “Mãe da Providência”- Saquarema/RJ, acolheu a iniciativa do Alto Comitê para a Fraternidade Humana, aprovada pelo Papa Francisco, convocando os crentes de todo o mundo para um dia de oração, jejum e obras de caridade, com o fim de suplicar ao Senhor que faça cessar a pandemia a pandemia do novo Coronavirus. Então, no dia 14, às horas, tivemos a Celebração Eucarística e, logo em seguida, o nosso Pároco, Padre Rodrigo Marques Gomes, expôs o Santíssimo, para um dia de adoração.

O Padre Rodrigo se ofereceu para, ao meio dia, rezar o terço aqui na Capela, através do facebook; ele faz isto, diariamente, na Matriz e, hoje, quis fazer conosco, aqui. Assim, a nossa Capela, a Capela de Madre Maria das Neves, visitou as famílias de Saquarema, neste tempo de sofrimento e esperança que estamos vivenciando. Foi um dia muito rico para a nossa Comunidade. Passamos um dia inteiro como verdadeiras Carmelitas junto de Jesus. O que se viveu nesta Capela de Madre Maria das Neves, neste dia 14 de maio de 2020, só no céu saberemos. Como nosso Deus é carinhoso!... Neste tempo de tanta insegurança para todos nós, ELE nos consola com um dia tão especial. Outro motivo de muita alegria para a nossa Comunidade é que o Padre Rodrigo nos está presenteando com Celebrações Eucarísticas em vários dias na semana, e, em especial, aos domingos.

Digamos sempre: “ Bendize ao Senhor, ó minha alma,

                             não te  esqueças de nenhum de seus benefícios.”   (Sl 102, 2)  

Como obras de caridade, temos dado assistência às famílias de nossas crianças, levando cestas básicas, legumes, frutas, doações da comunidade de Saquarema.

 

                                     Por tudo isso louvemos ao SENHOR!...

 

        Comunidade Mãe da Providência 

Saquarema/RJ


INFORMATIVO DA EDUAÇÃO INFANTIL E DO ENS. FUNDAMENTAL l – 1º BIMESTRE 2020

NESTE BIMESTRE... Chegamos ao final do 1º bimestre e nossos olhares continuarão atentos à aprendizagem dos pequenos, escola e família estão em união, para valorizar o que as crianças já aprenderam e acreditar que são capazes de aprender muito mais até o final desse ano.

 

ATENÇÃO! CONCENTRAÇÃO! VAI COMEÇAR A BRINCADEIRA! 1, 2, 3!

As crianças gostam e precisam muito de brincar e se divertir e desenvolver as competências físicas e motoras necessárias. Através de brincadeiras contemplaremos a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, como também propiciaremos situações de relacionamentos interpessoal, respeito às regras e combinados estabelecidos nos jogos.

 

ARTE DE CRIAR ARTE

No trabalho com a pintura e a colagem sempre desenvolvemos a aprendizagem de diferentes procedimentos, onde as produções serão realizadas de forma lúdica e criativa.

 

MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA DIVERTE

Nas turmas do infantil I e fundamental durante o 1° bimestre deste ano, as crianças já aprenderam muitas coisas. Considerando essas aprendizagens, os conteúdos de matemática são selecionados. Assim nos próximos bimestres as crianças participarão de atividades com os seguintes objetivos: - Recitar os números até 100; - Contar termo a termo até 50; - Realizar estimativas; - Ler e escrever números de 2 dígitos; - Realizar cálculos. Resolver situações problema.

 

LITERATURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A contação de histórias é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.  Além de alcançar o objetivo pretendido: uma aprendizagem verdadeiramente significativa. Nossos alunos adoram esses momentos que envolvem a literatura.

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência